APRESENTAÇÃO

A Expo Conferência da Água afirmou-se indiscutivelmente, nos últimos nove anos, como um evento de referência, crucial na agenda do setor da água em Portugal.

Este é um espaço privilegiado de debate dos grandes temas da água e saneamento que anualmente reúne todos os seus intervenientes, comunidade profissional e académica. Tal deve-se ao facto de ter sido, desde a sua origem, desenhada com base em informação independente e pertinente, que visa um único propósito: informar o mercado, informar o setor.

 

É já a 10.ª edição que o jornal Água & Ambiente (publicação do Grupo About Media) organiza e que, em 2015, terá lugar nos dias 11 e 12 de novembro, no SANA Malhoa Hotel, em Lisboa, tendo como título O futuro do setor em contexto de mudança – da reestruturação à inovação.

 

Ao longo das últimas décadas são inegáveis os progressos do setor da água em Portugal

A comprovar, os indicadores de excelência que apontam para 95% da população servida por sistemas de abastecimento de água, 98% de água controlada e de boa qualidade, 81% da população servida por sistemas de drenagem de águas residuais e 99,5% das águas balneares costeiras e 95% das águas balneares interiores em conformidade com as diretivas europeias.

No entanto há ainda muito para fazer.

 

 

Reforma dos serviços de água e saneamento

 

Após terem sido definidos os grandes objetivos estratégicos para o abastecimento de água e saneamento com a publicação do PENSAAR 2020 (que foi o grande tema da anterior edição da Expo Conferência da Água), as medidas e ações para a sua concretização marcarão certamente o futuro do setor, que assiste também ao início de uma profunda reforma, aclamada e, ao mesmo tempo, contestada pelos diferentes stakeholders.

Por ser um tema que acende ânimos e para o qual haverá certamente variadíssimas opiniões que importa recolher, a reforma dos serviços de água e saneamento estará em destaque na 10.ª Expo Conferência da Água, visando trazer ao debate os três grandes pilares desta reforma: a reestruturação dos sistemas em alta, a regulação, regulamento tarifário e tarifas e as agregações em baixa.

 

 

Estratégias para a gestão integrada da água

 

No panorama nacional da água, 2015 marca também a revisão do Plano Nacional da Água (PNA) e o fim do 2.º Ciclo dos Plano de Gestão de Região Hidrográfica (PGRH) e consequente publicação da segunda geração destes importantíssimos instrumentos de planeamento.

Dada a sua atualidade e pertinência, estarão também em destaque na 10.ª Expo Conferência da Água as estratégias para a gestão integrada da água, onde serão abordadas as principais linhas orientadoras dos novos planos estratégicos (PNA e PGRHs), a qualidade das massas de água e a articulação com os diferentes setores económicos.

 

 

Inovação

 

Pensar no futuro do setor é pensar em inovação e, por isso, a inovação será também tema em destaque na 10.ª Expo Conferência da Água.

Inovação na investigação e tecnologia que, cada vez mais, tem que estar alinhada com as necessidades do setor e orientada para os end users. Inovação na eficiência da gestão da água que, em prol da sustentabilidade, deve abranger todas as áreas da gestão: da energia às perdas de água. Inovação na internacionalização onde, através da cooperação empresarial e de novas oportunidades do mercado global é potenciado o sucesso além-fronteiras. Inovação no financiamento necessária para articular as estratégias com os fundos comunitários e com as alternativas de financiamento.

 

 

expo Conferencia da Água, 10 Anos


Para assinalar o 10.º aniversário da Expo Conferência da Água, vamos convidar especialistas para lançarem ideias/ tendências para o futuro do setor.

As ideias/ tendências para o futuro do setor serão apresentadas em painel transversal que acompanhará os dois dias da 10.ª Expo Conferência da Água em diferentes momentos do programa.

 

 

 

2015 marca o fim de uma década, de um ciclo.

2015 é também o ano zero do futuro do setor da água em Portugal.

Um futuro já marcado pelo atual contexto de mudança.

Um futuro que certamente iremos acompanhar nos próximos anos, nas próximas edições da Expo Conferência da Água.

 

Por todas estas razoes, esperamos encontra-lo neste que é o Encontro do setor da água em Portugal!