Afonso Lobato Faria (AdP): “Reestruturação permitiu resolver problemas que se arrastavam há anos” (COM VÍDEO)


>> VÍDEO

 

O presidente do conselho de administração do grupo Águas de Portugal, Afonso Lobato Faria, sublinhou esta manhã, durante a 10ª Expo Conferência da Água, que a reorganização do grupo, nomeadamente a agregação dos sistemas multimunicipais, já conseguiu resolver problemas que se arrastavam no sector da água há muitos anos.

 

“Desde logo uma iniquidade tarifária na alta já que as tarifas nos municípios do interior eram, em muitos casos, o dobro das tarifas praticadas no litoral”, destacou em declarações ao Ambiente Online.

 

As tarifas começaram a ser reduzidas no interior a 1 de Julho e representaram, em alguns casos, uma diminuição de 30 por cento.

 

Afonso Lobato de Faria lembra que o sector enfrentava paralelamente problemas de insustentabilidade tendo em conta que as tarifas em muito sistemas não recuperavam os custos. “Neste momento as tarifas que estão a ser praticadas não só recuperam os custos como também estão a recuperar o elevado défice tarifário de mais de 500 milhões de euros que estava acumulado ao longo dos anos”, realça.

 

Os principais problemas na alta ficam resolvidos, mas o sector tem ainda dificuldades a contornar, nomeadamente nos sistemas da baixa. “Temos ainda muitas empresas no vermelho que necessitam de ganhar escala, que necessitam de aumentar a eficiência e que necessitam de reduzir as perdas por forma a que Portugal no sector da água seja um exemplo para a Europa e para o mundo como já o é em vários sistemas. Temos que alargar a zona verde porque há muitos sistemas que estão na zona vermelha”, destaca.

 

Afonso Lobato Faria revelou ainda durante a Expo Conferência da Água que a AdP irá apresentar a reestruturação do sector da água em Bruxelas já o modelo português foi considerado exemplar.

 

Apesar de tudo o processo foi muito contestado por parte de alguns municípios. Afonso Lobato Faria confirmou que 29 municípios contestaram a medida em tribunal, o que ainda assim corresponde a 15 por cento do total de municípios portugueses, “uma minoria”, salientou o responsável.

 

Recorde-se que os partidos de esquerda no Parlamento, no âmbito dos acordos assinados com vista à constituição de um Governo liderado pelo Partido Socialista, manifestaram a intenção de fazer reverter este processo de fusão das empresas.

 

A Expo Conferência da Água, que este ano comemora 10 anos, é uma organização do grupo About Media, que detém as publicações jornal Água&Ambiente e portal Ambiente Online.

 

(Ana Santiago para o Ambiente Online)