CAGER já tem presidente e reúne ainda em março

O economista João Simão Pires foi esta semana formalmente designado, por um período de quatro anos, como presidente da CAGER (Comissão de Acompanhamento da Gestão de Resíduos), o organismo que irá assegurar os mecanismos de alocação e compensação entre entidades gestoras dos vários fluxos específicos de resíduos.

 

O presidente da CAGER é já orador confirmado no 11º Fórum Nacional de Resíduos, que decorre a 19 e 20 de abril, em Lisboa.
 
O Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, adiantou ao Água&Ambiente na Hora que a equipa da CAGER deverá reunir ainda em março para definir o mecanismo de alocação e compensação, peças chaves para que o SIGRE (Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens) funcione em concorrência.


No Fórum Nacional de Resíduos João Simão Pires irá esclarecer as dúvidas do setor sobre os “mecanismos de alocação e compensação de resíduos”, numa intervenção marcada para a tarde do segundo dia. 

O presidente abordará os desafios que a concorrência traz ao SIGRE, nomeadamente a definição e operacionalização dos mecanismos de alocação e compensação de resíduos e custos entre as duas entidades gestoras.

O 11º Fórum Nacional de Resíduos é uma organização do jornal Água&Ambiente, uma publicação do Grupo About Media. 

 

(Ana Santiago para o Ambiente Online, 24.03.2017)