Especificações técnicas já foram publicadas!

As especificações técnicas a que devem obedecer os resíduos de embalagens provenientes da recolha seletiva e das unidades de TMB foram publicadas no passado dia 9 de março.


Esta é uma peça chave para a operacionalização do novo SIGRE uma vez que define os critérios de retoma dos diferentes materiais e permitirá aos SGRU fazerem contas sobre os valores a encaixar e às entidades gestoras os valores a despender para o funcionamento do SIGRE em concorrência.

 

O assunto será alvo de análise e debate no segundo dia do 11.º Fórum Nacional de Resíduos no painel O novo SIGRE e a sua operacionalização. Tema um: A dinâmica das novas licenças, para o qual está confirmada a presença da Diretora do Departamento de Engenharia da EGF, Marta Guerreiro, do Diretor-Geral da Amb3E, Pedro Nazareth, do Presidente da Novo Verde, Ricardo Neto e da Sociedade Ponto Verde.

O debate será oportunidade para focar as mudanças e os desafios que surgem com as novas licenças.


Ao coordenador do Grupo de Trabalho do SIGRE, João Simão Pires, indicado pela tutela para presidir à CAGER (Comissão de Acompanhamento da Gestão de Resíduos) nos próximos quatro anos, caberá esclarecer as dúvidas do setor sobre “mecanismos de alocação e compensação de resíduos”, que será o “Tema Dois” do painel “o novo SIGRE e a sua operacionalização”.


Como funcionará o mecanismo de alocação? Como irá ser feita a distribuição de quantidades por operador? Qual a importância da CAGER para a operacionalização do novo SIGRE? Estas são as questões que importa esclarecer.

 

O aguardado debate sobre a operacionalização do novo SIGRE só poderia acontecer no 11.º FÓRUM NACIONAL DE RESÍDUOS. Garanta já o seu lugar.