11º Fórum Nacional de Resíduos - Rui Berkemeier - Eu Vou!

O especialista em resíduos da ZERO, Rui Berkemeier, vai participar como moderador e orador no 11º Fórum Nacional de Resíduos, que decorre a 19 e 20 de abril, em Lisboa.

Na tarde do primeiro dia, Rui Berkemeier, comentador semanal do Ambiente Online para a área de resíduos, vai moderar o painel V “PERSU 2020” numa altura em que importa apostar nas “estratégias para aumentar a reciclagem nos resíduos urbanos”, o que passará pela recolha seletiva porta-a-porta (multimaterial e de orgânicos) e a posterior introdução do PAYT, segundo o especialista. Isto “sem descurar soluções de tratamento de proximidade para os resíduos orgânicos, nomeadamente através de compostagem doméstica e comunitária”, sublinha.

Rui Berkemeier realça a necessidade de “avaliar o cumprimento das metas” assegurando a fiabilidade dos dados. “Também tem de ser alterada a forma como se calcula a taxa de valorização orgânica nas unidades de Tratamento Mecânico e Biológico, devendo ser utilizados dados reais e não um valor de 54 por cento definido arbitrariamente no PERSU 2020, muito acima do que um TMB pode fazer”, alerta Rui Berkemeier que defende também a instalação de maior capacidade de TMB com “a melhoria do desempenho dos já existentes”.

O comentador do Ambiente Online estará também atento aos discursos oficiais e ao grande problema com que se depara o setor - “como colocar o novo SIGRE a funcionar em concorrência”, destaca.

Na tarde do segundo dia do fórum, 20 de abril, Rui Berkemeier, veste a pele de orador no painel II dedicado ao “Desvio de resíduos de aterro e valorização energética no cenário 2030. “Há a necessidade de alterar profundamente os valores da TGR para desviar os recicláveis do aterro e da incineração”, defende.

No que diz respeito ao contributo do PO SEUR, tema que também será abordado durante o fórum, Rui Berkemeier critica a “incoerência” deste programa face ao paradigma da economia circular. “Vinte por cento das verbas serão alocadas para a construção de um incinerador em S. Miguel para resíduos sem prévia triagem de recicláveis”, lamenta.

O 11º Fórum Nacional de Resíduos é uma organização do jornal Água&Ambiente, uma publicação do Grupo About Media. As inscrições podem ser feitas aqui.

 

(Ana Santiago para o Ambiente Online, 28.03.2017)