Porto debate inovação no setor da água

O Porto recebe até ao próximo sábado, 30 de setembro, um evento internacional dedicado à inovação no setor da água: "Porto Water Innovation Week".


A iniciativa envolve 1200 participantes das mais diversas áreas do conhecimento, entre cientistas e especialistas de todas as áreas empresariais, provenientes de 60 países dos cinco continentes. A conferência inclui ainda uma exposição com a presença de 118 empresas.

A organização é assegurada em conjunto pela Câmara do Porto, através da empresa municipal Águas do Porto; Águas de Portugal; Laboratório Nacional de Engenharia Civil e Parceria Portuguesa para a Água, tendo sido confiada pela Parceria Europeia de Inovação para a Água (European Innovation Partnership on Water) ou EIP-Water.
 
(Ver vídeo aqui)


QUATRO EM UM
 
A iniciativa é composta por quatro grandes eventos: a “EIP Water Conference” e a “Mayors&Water Conference”, ambas com a chancela da Comissão Europeia, o “Water Innovation Lab Europe”, idealizado pela empresa canadiana Waterlution, e a “Water & People”.
 
A “EIP Water Conference 2017”, promovida pela Parceria Europeia de Inovação para a Água (EIPWater), realiza-se quarta e quinta-feira (27 e 28 de setembro).

É a quarta edição da conferência internacional e servirá para debater “as principais questões suscitadas pela revolução em curso no setor, sempre com o duplo objetivo de derrubar as barreiras à inovação e de criar oportunidades de negócio”, frisa a organização. 
 
A conferência “Mayors & Water Conference 2017”, que se realiza na sexta-feira, dia 29, vai focar-se na Agenda Urbana para a Água 2030 (AUA2030) e na demonstração de casos de estudo sobre soluções sustentáveis e inovadoras para a gestão da água nas cidades.

Será também a oportunidade para que as cidades, através dos seus decisores políticos, assinem a Declaração do Porto para a AUA2030, “em que se comprometem a apoiar o processo de cooperação entre as cidades e a Comissão Europeia no desenvolvimento da referida agenda”.
 
O Porto, através da Câmara e da Águas do Porto, terá ocasião de demonstrar as boas práticas implementadas na cidade por ação desta empresa municipal.
 
Para os mais jovens, entre os 18 e os 35 anos, está destinado o “Water Innovation Lab Europe Porto 2017”, que arrancou ontem e se prolonga até sexta-feira. Esta iniciativa destina-se “a reproduzir um ambiente laboratorial propício que convide à colaboração entre jovens líderes”.

A conferência terá um evento de encerramento, que se realiza sexta e sábado, 29 e 30 de setembro, integrado no âmbito do “Water & People”. Trata-se do Aquaporto 2017, o grande festival da água que estará de volta ao parque da cidade e envolverá o público.

A abertura da conferência estará a cargo do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, e contará com a presença do Comissário Europeu para o Ambiente, os Assuntos Marítimos e as Pescas, Karmenu Vella, que apresentará o trabalho realizado na UE, em matéria de ambiente e inovação. Conheça os conferencistas e o programa.
 
CONCURSO DE STARTUPS
 
O objetivo do evento é “melhorar o acesso ao financiamento e aos mercados para a inovação; facilitar a aquisição das inovações por parte dos utilizadores finais; desenvolver regulamentação favorável à inovação; partilhar as boas práticas e facilitar o acesso aos resultados através de plataformas abertas; construir amplas parcerias europeias com as diferentes partes interessadas e os colaboradores”.
 
A competição entre um conjunto de startups é um dos momentos mais aguardados. O júri selecionou 16 finalistas entre 28 candidaturas internacionais. Cada uma das empresas disporá de três minutos para convencer o júri, composto por município do Porto, UPTEC, Isle Utilities, Global Impact Partners e Launch Factory 88.

As três apresentações serão escolhidas pelo júri (75%) e público presente (25%) através de uma aplicação para telemóvel. Em disputa estão três prémios monetários de 12, seis e três mil euros. Há ainda um outro de mil euros, cumulativo, denominado InnoEnergy, para o projeto que apresentar melhor potencial de eficiência energética.
 
O jornal Água&Ambiente é media partner do evento e marcará presença no stand nº 23 do Business Trade Show (área de exposição). Será também antecipada a 12.ª Expo Conferência da Água, revelando-se os momentos chave na Tech Talk “Garantir a Sustentabilidade, Procurar a Excelência. Os desafios e oportunidades do setor na 12.ª Expo Conferência da Água”, quarta-feira, 27 de setembro, às 18h00.

 

(Ana Santiago para o Ambiente Online, 25.09.2017)