António Cunha

António Manuel Paredes Pereira da Cunha é natural de Ponte Lima, casado, com 46 anos e licenciou-se em Gestão de Empresas na Universidade do Minho no ano de 1993.

 

Iniciou a sua carreira profissional em 1993 como Técnico Superior de Gestão nos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento, a qual acumulou com funções de formador e consultor na área de projetos de investimento.

 

Em 1999 assume funções de diretor financeiro da AGERE Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga - EM, a primeira empresa municipal do país no sector , a qual ajudou a criar.

Em 2005, na sequência da abertura de 49% do capital a privado, é nomeado Administrador - Executivo dessa Empresa Municipal.

 

Desde 2009, na sequência da privatização da Aquapor, um dos maiores players nacionais no mercado das concessões de água e saneamento, que assume funções de Presidente da Comissão Executiva da holding, acumulando com cargos de Administração em diversas empresas concessionárias do grupo, como é o caso da Águas de Cascais , Águas de Gondomar, Águas do Vouga, Tratave e Luságua.

 

A diversificação do percurso da sua atividade profissional no sector - nos serviços municipalizados, nas empresas municipais, com ou sem participação privada, e nas concessões - permite-lhe ter uma visão abrangente dos diferentes modelos de gestão implementados no país.