12 entidades gestoras distinguidas com selos no Fórum de Resíduos

Doze entidades gestoras foram distinguidas com o “selo de qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos 2017” ontem, ao final da tarde, na sessão solene que encerrou com chave de ouro o 12º Fórum Nacional de Resíduos.
 
Esta distinção, na vertente resíduos, insere-se na iniciativa da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) "Prémios e Selos de Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos - ERSAR 2017", organizada em parceria com o jornal Água&Ambiente.

A atribuição dos selos visa “distinguir e divulgar casos portugueses de referência”, relativos à prestação dos serviços de gestão de resíduos urbanos, com base nos dados quantitativos do sistema de avaliação da qualidade dos serviços.

Nesta edição foram considerados os dados de base e indicadores de qualidade de serviço relativos a 2016.

Com esta iniciativa, segundo a organização, “evidencia-se a existência de um rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores, que passam a conhecer as entidades que prestam o melhor serviço em diferentes áreas”. Pretende-se também “sensibilizar as entidades gestoras para as questões da qualidade na conceção, execução, gestão e exploração dos sistemas”.

O júri foi constituído por representantes da ERSAR (que preside), jornal Água&Ambiente, LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil, APDA - Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Água, APRH - Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos, APESB - Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental, DECO – Associação de Defesa do Consumidor, ESGRA – Associação de Gestão de Resíduos e APEMETA – Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais.

Por proposta da ERSAR, o Júri decidiu atribuir apenas selos dos serviços no ano de 2017, suspendendo neste ano a atribuição dos prémios previstos no regulamento pelo facto de “ser o primeiro ano desta nova geração de prémios e devido à dificuldade em operacionalizar a atribuição dos mesmos”.
 
Por sugestão da ERSAR e do jornal Água&Ambiente a entrega dos selos foi dividida por dois eventos, de acordo com a natureza dos selos e do evento. 
Assim, na Expo Conferência da Água, que se realizou em novembro de 2017, foram atribuídos os selos relativos às entidades prestadoras dos serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais.

E agora, no 12º Fórum Nacional dos Resíduos, os selos relativos às entidades prestadoras dos serviços de gestão resíduos urbanos.
  
Os premiados com o “Selo de qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos 2017” foram:

Associação de Municípios do Alentejo Central

ERSUC - Resíduos Sólidos do Centro, S.A.

GESAMB - Gestão Ambiental e de Resíduos, E.I.M.

Empresa de Desenvolvimento Económico e Social de Cantanhede, E.M.

LIPOR - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto

RESIESTRELA - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A.

RESINORTE - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A.

RESULIMA - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A.

Serviços Municipalizados de Abrantes

VALORLIS - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A.

VALORMINHO - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A.

VALORSUL - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos das Regiões de Lisboa e Oeste, S.A.   

...


Outras notícias 12º Fórum Nacional de Resíduos:



(Na foto, da esquerda para a direita: Cátia Borges - GESAMB; Manuel Valamatos – Serviços Municipalizados de Abrantes; Maria João Conceição – ERSUC; Francisco Alves – RESULIMA; Marta Guerreiro – VALORLIS; Nuno Heitor –  RESIESTRELA; João Belo - GRUPO ABOUT MEDIA; Tomás Serra - VALORSUL, Fernando Leite – LIPOR; Idalécio Oliveira – INOVA; Ana Silva – VALORMINHO, Carlos Sanches – RESINORTE)

 

(in ambienteonline, 20/04/2018)