12 Selos de Qualidade de Serviço atribuídos no 12.º Fórum Nacional de Resíduos

Doze selos de qualidade de serviço vão ser entregues a entidades gestoras, que prestam serviços de gestão de resíduos urbanos, numa cerimónia solene que irá decorrer a 19 de abril, no primeiro dia do 12.º Fórum Nacional de Resíduos.

Esta distinção, na vertente resíduos, insere-se na iniciativa da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) "Prémios e Selos de Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos - ERSAR 2017", organizada em parceria com o jornal Água&Ambiente.

A atribuição dos selos visa “distinguir e divulgar casos portugueses de referência”, relativos à prestação dos serviços de gestão de resíduos urbanos, com base nos dados quantitativos do sistema de avaliação da qualidade dos serviços.

Nesta edição foram considerados os dados de base e indicadores de qualidade de serviço relativos a 2016.

Com esta iniciativa, segundo a organização, “evidencia-se a existência de um rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores, que passam a conhecer as entidades que prestam o melhor serviço em diferentes áreas”. Pretende-se também “sensibilizar as entidades gestoras para as questões da qualidade na conceção, execução, gestão e exploração dos sistemas”.

O júri foi constituído por representantes da ERSAR (que preside), jornal Água&Ambiente, LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil, APDA - Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Água, APRH - Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos, APESB - Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental, DECO – Associação de Defesa do Consumidor, ESGRA – Associação de Gestão de Resíduos e APEMETA – Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais.


O 12.º Fórum Nacional de Resíduos decorre a 18 e 19 de abril, no Sana Lisboa Hotel, em Lisboa. O regresso dos Prémios e Selos dos Serviços de Água e Resíduos é uma das novidades do evento deste ano.

 

Durante a tarde de dia 19, durante o 12.º Fórum Nacional de Resíduos, antes da cerimónia solene de entrega dos selos, haverá um painel dedicado à “Excelência nos serviços de resíduos”. A apresentação estará a cargo da Diretora do Departamento de Engenharia - Resíduos da ERSAR, Filomena Lobo. A integração dos serviços de recolha seletiva e indiferenciada é um dos temas incontornáveis do sector que vai ser alvo de análise no Fórum.




OS PREMIADOS COM O “SELO DE QUALIDADE DO SERVIÇO DE GESTÃO DE RESÍDUOS URBANOS 2017” SÃO:


  • Associação de Municípios do Alentejo Central
  • Empresa de Desenvolvimento Económico e Social de Cantanhede, E.M.
  • ERSUC - Resíduos Sólidos do Centro, S.A.
  • GESAMB - Gestão Ambiental e de Resíduos, E.I.M.
  • LIPOR - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto
  • RESIESTRELA - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A.
  • RESINORTE - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A.
  • RESULIMA - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A.
  • Serviços Municipalizados de Abrantes
  • VALORLIS - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A.
  • VALORMINHO - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A.
  • VALORSUL - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos das Regiões de Lisboa e Oeste, S.A.

 

Estes galardões foram criados em 2007 e já distinguiram dezenas de entidades gestoras do sector.