APRESENTAÇÃO

O Fórum Nacional dos Resíduos é um evento de referência, incontornável para todos os agentes do setor dos resíduos.

Ao longo das suas várias edições tem permitido debater os seus principais desafios e oportunidades, quer numa dimensão política, quer numa dimensão empresarial, revelando a sua expressão nacional enquanto setor de atividade económica.

 

O princípio subjacente do Fórum Nacional dos Resíduos centra-se no cuidado em garantir a antecipação da informação e a isenção da informação.

São estes os valores que explicam a afirmação do Fórum Nacional dos Resíduos nos últimos 13 anos como a principal iniciativa do setor em Portugal.

13 anos a reunir todos os profissionais dos resíduos e dos setores económicos que lhe estão intimamente relacionados.

13 anos a promover a discussão pública das políticas e o debate dos temas que marcam a atualidade do setor.  

13 anos a contribuir para um setor mais robusto, mais avisado, pela informação que proporciona por via das intervenções e dos debates.

 

13.º FÓRUM NACIONAL DE RESÍDUOS

13 anos a debater o que realmente interessa

13 anos a antecipar o futuro pela informação

 

 

Mais uma vez o Fórum Nacional de Resíduos promete marcar o ano.

Os temas em debate na 13.ª edição da iniciativa constituirão pistas seguras para o caminho que o setor irá fazer no futuro.

O que vai ser dito e discutido no 13.º Fórum Nacional de Resíduos contribuirá seguramente para um caminho mais esclarecido para um setor dos resíduos mais avisado logo para um setor mais robusto e mais competitivo.

 

O mote do 13.º Fórum Nacional de Resíduos “Antecipando o futuro”, aponta para a urgência na preparação dos anos vindouros. Na definição e correção de estratégias. Na construção, mudança e transformação.

 

E o programa da edição deste ano do Fórum distingue-se pela oportunidade e pela unidade face aos inúmeros desafios que irão ser antecipados.

Desde a nova diretiva dos resíduos e o PERSU2020+, aos temas da Agenda A&A Resíduos 2020 que vão determinar ou influenciar a atividade do setor em 2019/2020, passando pelo calculo dos indicadores da gestão de resíduos no espaço europeu, até às distorções e ineficiências do setor, sem esquecer a crise mundial da reciclagem do plástico e a diretiva single use plastics, entre outros temas, o 13.º Fórum Nacional dos Resíduos promete contribuir para a clarificação.

O 13.º Fórum Nacional dos Resíduos irá também distinguir e divulgar a excelência das entidades gestoras do serviço de gestão de resíduos na Cerimónia de Entrega dos Prémios e Selos de Qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos, iniciativa ERSAR, organizada em parceria do jornal Água&Ambiente. Nesta edição vão ser atribuídos os Selos de Qualidade do Servi­ço de Gestão de Resíduos e também os Prémios de Excelência do Serviço de Gestão de Resíduos, que regressam ao Fórum Nacional de Resíduos em 2019.

 


GRANDES MOMENTOS DO 13.º FÓRUM NACIONAL DE RESÍDUOS

> 2.ª Edição AGENDA A&A. RESÍDUOS 2020, jornal Água&Ambiente

> 2.ª Edição FÓRUM DE EXCELÊNCIA DO SERVIÇO DE GESTÃO DE RESÍDUOS 
> 2.ª Atribuição da NOVA GERAÇÃO DOS PRÉMIOS E SELOS DOS SERVIÇOS DE ÁGUAS E RESÍDUOS (VERTENTE RESÍDUOS) ERSAR


GRANDES TEMAS DO 13.º FÓRUM NACIONAL DE RESÍDUOS

> Nova diretiva dos resíduos

> Diretiva single use plastics
> PERSU 2020+
> Metas
> Distorções e ineficiências do setor
> Reciclagem plástico no mundo
>Sistema de depósito de embalagens de bebidas
> Economia circular e saúde pública
> Regulamento tarifário de resíduos
> CAGER
> Resíduos perigosos
> Papel da concorrência no SIGRE
> Excelência do serviço de gestão de resíduos

...