REGULAMENTO

 I. Objetivos do Prémio

 

O Prémio Vibeiras | About Media Jovem Arquitecto Paisagista tem por objetivo a promoção e reconhecimento público do trabalho de jovens estudantes de Arquitectura Paisagista.

 

 

II. Entidade Promotora

 

O Prémio Vibeiras | About Media Jovem Arquitecto Paisagista é promovido pela Vibeiras e pela About Media.

 

 

III. Destinatários do prémio

 

O Prémio Vibeiras | About Media Jovem Arquitecto Paisagista é dirigido a estudantes universitários do curso de Arquitectura Paisagista, independentemente do ano de frequência.

 

 

IV. Candidaturas Admitidas

 

O Prémio Vibeiras | About Media Jovem Arquitecto Paisagista admite a concurso os trabalhos/projetos elaborados por estudantes universitários no âmbito da Licenciatura ou Mestrado em Arquitectura Paisagista, nos últimos dois anos letivos (2015-2016 e/ou 2016-2017), desde que os mesmos não tenham sido candidatos a nenhum outro prémio.

 

► Os trabalhos/projetos candidatos são trabalhos/projetos académicos elaborados no âmbito da Licenciatura ou Mestrado em Arquitectura Paisagista.

► Os trabalhos/projetos candidatos podem ser elaborados por um ou mais estudantes.

► Cada estudante apenas pode apresentar um trabalho/projeto a concurso.

 

 

V. Tema

 

O tema da 13ª edição do Prémio Vibeiras | About Media Jovem Arquitecto Paisagista é LIVRE, permitindo aos candidatos apresentar qualquer trabalho/projeto que tenham desenvolvido e/ou estejam a desenvolver no âmbito da Licenciatura ou Mestrado em Arquitectura Paisagista, nos últimos dois anos letivos (2015-2016 e/ou 2016-2017).

 

 

VI. Critérios de Avaliação e suas Ponderações

 

O Júri avaliará os trabalhos/projetos mediante os seguintes critérios:

 

► Conceito e Originalidade – 40%.

► Qualidade Técnica da Solução – 20%.

► Sustentabilidade da Solução – 20%.

► Apresentação do trabalho/projeto – 20%.

 

 

VII. Inscrição

 

► A candidatura no Prémio Vibeiras | About Media Jovem Arquitecto Paisagista deverá ser primeiramente efetuada através do formulário de inscrição, disponível no site oficial da 13ª edição do Prémio Vibeiras | About Media Jovem Arquitecto Paisagista (www.ambienteonline.pt/13pjap) até às 18 horas do dia 10 de julho de 2017.

► A candidatura pode ser individual ou em grupo de dois ou mais estudantes (equipa).

► No caso de candidatura de grupo, deverá ser designado um representante para efeitos de interface com a organização do prémio. Assim sendo, no formulário de inscrição todos os contactos devem ser do representante da equipa.

► Deve ser submetida declaração reconhecida pela instituição de ensino de Arquitectura Paisagista onde os candidatos estão inscritos a atestar que o trabalho/projeto a concurso foi elaborado no âmbito da Licenciatura ou Mestrado em Arquitectura Paisagista.

Nota: a minuta de declaração está disponível no site oficial da 13ª edição do Prémio Vibeiras | About Media Jovem Arquitecto Paisagista (www.ambienteonline.pt/13pjap) para download. A declaração pode ser atestada por professor responsável.

 

 

VIII. Elementos Obrigatórios para a Candidatura

 

► Em nenhum dos elementos entregues, deverá ser mencionado o(s) nome(s) do(s) autor(es) do trabalho/projeto de Arquitectura Paisagista a concurso.

► Em nenhum dos elementos entregues, deverá ser mencionado o nome da instituição de ensino de Arquitectura Paisagista onde os candidatos estão inscritos.

► Os elementos obrigatórios da candidatura deverão ser entregues em formato digital via e-mail ou via postal em suporte DVD ou memória USB.

► No corpo de e-mail ou no subscrito postal enviado com os elementos obrigatórios da candidatura deve ser identificado o nome do prémio e o número de inscrição que cada candidato ou equipa recebe da organização após a inscrição.

É obrigatório o envio dos seguintes elementos em formato digital:

 

1) PAINEL A0


a) O painel A0 deverá incluir:

 

i) Planta de conjunto, eventualmente com destaque para pontos de interesse particulares.

ii) Outros elementos julgados convenientes que ilustrem o trabalho/projeto como cortes, perspetivas, pormenores, imagens, etc.

iii) Escala gráfica.

iv) Uma banda de 5 cm de altura com o título do trabalho/projeto, na base do painel A0.

v) Um tag vertical, no canto superior esquerdo (19,8cm x 56cm) com a Imagem identificativa, a Ficha Técnica e a Sinopse do trabalho/projeto candidato, de acordo com a seguinte tipologia:

  

 

Imagem identificativa

do trabalho/projeto

(em desenho ou fotografia)

FICHA TÉCNICA*

SINOPSE

(500 car. máx.)**

 

 

* Na FICHA TÉCNICA deve constar:

AUTOR: (deixar em branco)

DESIGNAÇÃO DO TRABALHO/PROJETO: (preencher)

LOCALIZAÇÃO: (preencher)

ANO DE CONCLUSÃO: (preencher)

CANDIDATURA AO PRÉMIO: (preencher)

 

** A SINOPSE deve ter no máximo 500 caracteres, incluindo espaços, fonte ARIAL, texto com altura mínima absoluta (versão impressa) de 3,5 mm e espaçamento entre linhas de 1,5.

 

b) O painel A0 deverá ter as seguintes características:


i) Dimensão A0 (84,1cm x118,9cm), disposto na vertical, a ser impresso pela organização.

ii) Legível. Todos os textos devem obrigatoriamente ter tamanho de letra de dimensão igual ou superior ao tamanho de letra do texto da sinopse.

iii) Gravado em dois documentos de formato PDF, compactados para formato zip:

(1) um em alta resolução (pronto a Imprimir – High Quality Print).

(2) outro em baixa resolução, até 8MB.

Nota: não são aceites os trabalhos gravados em qualquer outro formato, inclusive DWG.

 

 

2) VÍDEO (elemento opcional)

 

a) O Vídeo deverá ter as seguintes características:

i) 2 minutos (.MOV), com uma breve apresentação do trabalho/projeto que possa vir a ser publicado no site oficial da 13.ª edição do Prémio Vibeiras | About Media Jovem Arquitecto Paisagista (www.ambienteonline.pt/13pjap).

 

 

 IX. Data limite de Candidatura

 

1) Inscrição

► A inscrição no Prémio terá de ser efetuada até às 18 horas do dia 5 de julho de 2017, através de formulário de inscrição, disponível no site oficial da 13ª edição do Prémio Vibeiras | About Media Jovem Arquitecto Paisagista (www.ambienteonline.pt/13pjap).

 

2) Entrega dos trabalhos

► A entrega dos elementos terá de ser feita até às 18 horas do dia 10 de julho de 2017 (data de registo de CTT, se enviado por correio), contendo a documentação obrigatória referida no ponto VIII.

► A entrega/envio das candidaturas deverá ser feito:

a) para o e-mail conferencias@about.pt ou

b) nas instalações da entidade organizadora (Rua Castilho 1, 2.º Esq. | 1250-006 Lisboa) ou

c) por correio registado e com aviso de receção para a morada:


Prémio Vibeiras | About Media Jovem Arquitecto Paisagista

Rua Castilho 1, 2.º Esq. | 1250-006 Lisboa

 

► Qualquer pedido de informação deve ser dirigido à About Media, através do telefone 218 844 144 ou do e-mail conferencias@about.pt, identificando PJAP 2017 no assunto.

  

 

X. Política de Receção de Candidaturas

 

► A About Media não se responsabiliza por eventuais danos ou furtos dos materiais de candidatura, ficando todos os custos com seguros e transportes a cargo do candidato.

► Não serão rececionadas candidaturas após terminado o prazo definido.

► Não serão aceites as candidaturas que não respeitem a totalidade dos requisitos.  

 

 

 XI. Direitos sobre os Trabalhos

 

► Todos os direitos relativos aos trabalhos a concurso são da exclusiva propriedade dos respetivos autores.

► A organização reserva-se o direito de proceder à publicação e/ou divulgação dos mesmos para fins promocionais, sem que os autores possam reclamar quaisquer direitos sobre tal publicação e/ou divulgação.

 

 

XII. Prémios a Atribuir

 

► O trabalho/projeto vencedor recebe um prémio monetário no valor de 750,00€ (setecentos e cinquenta euros).

► O prémio monetário será entregue a vencedor ou equipa vencedora.

► O vencedor ou todos os elementos da equipa vencedora recebem um certificado de vencedor da 13.ª edição do Prémio Vibeiras | About Media Jovem Arquitecto Paisagista.

► Se o vencedor concluir o mestrado em Arquitectura Paisagista até ao final de 2017, acresce ao prémio monetário um estágio remunerado de Arquitecto Paisagista na Vibeiras, com a validade de 6 meses, a realizar em 2018.

Notas: No caso de equipas de dois ou mais elementos finalistas deve o grupo indicar qual o elemento que irá usufruir do estágio na Vibeiras.

► Poderá o Júri considerar atribuir Menções Honrosas por Universidade aos trabalhos/projetos que, embora não vendedores, sejam merecedores de reconhecimento.

► O candidato ou todos os elementos da equipa cujo(s) trabalho(s)/projeto(s) tenham sido reconhecidos com Menção Honrosa recebem certificado de Menção Honrosa da 13.ª edição do Prémio Vibeiras | About Media Jovem Arquitecto Paisagista.

► Todos os candidatos elegíveis recebem um certificado de participação na 13.ª edição do Prémio Vibeiras | About Media Jovem Arquitecto Paisagista.

 

 

XIII. Entrega de Prémios e Exposição das Candidaturas

 

► O trabalho/projeto vencedor e o(s) trabalho(s)/projeto(s) com Menção Honrosa será(ão) exposto(s) na cerimónia de entrega da 13.ª edição do Prémio Vibeiras | About Media Jovem Arquitecto Paisagista, a realizar no último trimestre de 2017.

► Todos os trabalhos considerados elegíveis pelo Júri serão também expostos na cerimónia de entrega da 13.ª edição do Prémio Vibeiras | About Media Jovem Arquitecto Paisagista.

► O trabalho/projeto vencedor e o(s) trabalho(s)/projeto(s) com Menção Honrosa serão publicados no site oficial do Prémio Jovem Arquitecto Paisagista 2017 e divulgados para os órgãos de comunicação social.

 

 

XIV. Júri

 

► Os trabalhos/projetos candidatos são avaliadas pelo Júri e escolhidas por votação de acordo com os critérios estabelecidos para o Prémio Vibeiras | About Media Jovem Arquitecto Paisagista.

► O Júri é constituído por 8 elementos, sendo um dos quais Presidente.

► O Júri é soberano nas decisões tomadas e delas não há recurso. Em caso de empate, o Presidente terá voto de qualidade.

► Ao Júri reserva-se o direito de não atribuir o Prémio Vibeiras | About Media Jovem Arquitecto Paisagista se entender que as candidaturas não o justificam.

► Ao Júri reserva-se o direito de atribuir Menções Honrosas por Universidade se entender que as candidaturas o justificam. 

► O Júri é composto pelos seguintes membros:

Representante da Vibeiras

Representante da About Media

Representante da Universidade do Algarve

Representante da Universidade de Évora

Representante da Universidade do Porto – Faculdade de Ciências

Representantes da Universidade Técnica de Lisboa – Instituto Superior de Agronomia

Representante da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Representante da Associação Portuguesa de Arquitectos Paisagistas

 

 

O incumprimento do regulamento será motivo de exclusão da candidatura.

Pode ainda consultar: REGULAMENTO PJAP (pdf)