ERSAR aponta caminhos no 15.º Fórum Resíduos

É já nos próximos dias 10 e 11 de novembro que se realiza o 15.º Fórum Resíduos e, uma vez mais, estarão reunidos, no mesmo espaço, os principais intervenientes do setor, numa altura em que o País tem objetivos ambientais muito ambiciosos para pôr em prática em poucos anos.

 

Orientações para a Regulação

 

E, por isso, importa conhecer as grandes orientações para a regulação do setor: Vera Eiró, a nova Presidente do Conselho de Administração da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) fará uma intervenção, logo no primeiro dia, focada nas prioridades e desafios que se colocam às entidades gestoras em alta e em baixa, responsáveis pelo serviço de gestão de resíduos urbanos.

 

Fórum de Excelência

 

Este ano, e como vem sendo habitual, realiza-se ainda o Fórum de Excelência, uma iniciativa da ERSAR, que desta vez põe na agenda a importância da coordenação entre entidades gestoras para o sucesso da recolha seletiva multimaterial. O debate, moderado por Cláudia Videira, Técnica Superior do Departamento de Gestão de Resíduos da ERSAR, identificará fatores de sucesso e barreiras para o bom desempenho neste âmbito e contará com a experiência no terreno da Algar e da Taviraverde.

 

Prémios de Excelência e Selos de Qualidade

 

No encerramento do 15.º Fórum Resíduos, faz-se ainda a atribuição de Prémios de Excelência e Selos de Qualidade às entidades gestoras que se destacaram na prestação deste serviço, uma iniciativa da ERSAR e do jornal Água&Ambiente que visa celebrar o que de melhor se faz na gestão de resíduos em Portugal.

 

Um Ano Decisivo

 

A poucos dias do evento de referência do setor, nunca é de mais recordar que este é um ano decisivo para a gestão de resíduos. Estão a ser ultimados três planos estratégicos – PNGR, PERSU 2030 e PERNU 2030 – que irão nortear os destinos do setor na próxima década e o 15.º Fórum Resíduos é o local certo para saber como se atingem as metas ambientais a que o País está vinculado.

 

Logo a abrir o 15.º Fórum Resíduos, a secretária de Estado do Ambiente, Inês Costa, salienta as orientações políticas e as grandes prioridades da tutela para o setor, no curto e médio prazo, havendo ainda espaço para responder às perguntas dos participantes.

 

Logo a seguir, a coordenadora do PERSU 2030, Graça Martinho, vai identificar as grandes prioridades do plano estratégico para os resíduos urbanos e como se vai distribuir o esforço pelos sistemas que atuam de norte a sul do País. Já o PERNU 2030, que traça objetivos e incentivos para a gestão de resíduos não urbanos será apresentado por Ana Cristina Carrola, Vogal do Conselho Directivo da APA - Agência Portuguesa do Ambiente.

 

O presente e o futuro do setor discutem-se no 15.º Fórum Resíduos: os grandes decisores, as entidades gestoras e as empresas num mesmo espaço, em dois dias de debate intenso e esclarecedor.

 

A 15.ª edição do Fórum Resíduos decorre a 10 e 11 de novembro, no hotel Sana Malhoa, em Lisboa.