APRESENTAÇÃO

A Expo Conferência da Água é um evento de referência, incontornável para todos os agentes do Sector da Água.

Ao longo das suas várias edições tem permitido debater os seus principais desafios e oportunidades, quer numa dimensão política, quer numa dimensão empresarial, revelando a sua expressão nacional enquanto sector de atividade económica.

 

O princípio subjacente da Expo Conferência da Água centra-se no cuidado em garantir a antecipação da informação e a isenção da informação.

São estes os valores que explicam a afirmação da Expo Conferência da Água nos últimos 15 anos como a principal iniciativa do Sector em Portugal.

 

15 anos a reunir todos os profissionais da água e dos Sectores económicos que lhe estão intimamente relacionados.

15 anos a promover a discussão pública das políticas e o debate dos temas que marcam a atualidade do Sector. 

15 anos a contribuir para um Sector mais robusto, mais avisado, pela informação que proporciona por via das intervenções e dos debates.

 

 

15.ª EXPO CONFERÊNCIA DA ÁGUA

15 anos a debater o que realmente interessa

15 anos a antecipar o futuro pela informação

 

 

Mais uma vez a Expo Conferência da Água promete marcar o ano.

 

Os temas em debate na 15.ª edição da iniciativa constituirão pistas seguras para o caminho que o Sector irá fazer no futuro, apontando para a urgência da preparação dos anos vindouros. Na definição e correção de estratégias. Na construção, mudança e transformação.

O que vai ser dito e discutido na Expo Conferência da Água contribuirá seguramente para um caminho mais esclarecido para um Sector da Água mais avisado logo para um sector mais robusto e mais competitivo.

 

E o programa da edição deste ano da Expo Conferência da Água distingue-se pela oportunidade e pela unidade face aos inúmeros desafios que irão ser antecipados.

A Expo Conferência da Água promete contribuir para a clarificação do Sector da Água através de relevantes debates e reflexões que promove sobre muitos temas: desde as Orientações Estratégicas do Ministério do Ambiente e da Acção Climática, ao Pacto Ecológico Europeu, que vão influenciar profundamente os próximos anos, passando pelas OPORTUNIDADES PARA O SECTOR DA ÁGUA COM A RESPOSTA À CRISE DA COVID 19,  até às PRINCIPAIS MEDIDAS DO PENSAARP 2030 (PLANO ESTRATÉGICO PARA O SECTOR DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E GESTÃO DE ÁGUAS RESIDUAIS E PLUVIAIS (2021-2030)).

Sem esquecer, naturalmente, A NOVA DIRETIVA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO, entre outros temas, como, por exemplo, a REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA RESIDUAL TRATADA NA AGRICULTURA ou o IMPACTO DA SECA NA QUALIDADE E QUANTIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO.

Um alinhamento programático único só capaz de ser elaborado pelo jornal Água&Ambiente que observa e analisa o Sector da Água com sentido critico próprio do jornalismo e apostado em contribuir para a um Sector cada vez mais esclarecido e robusto.   

 

Este ano, em virtude da pandemia da COVID 19, a Expo Conferência da Água não irá distinguir a excelência das entidades gestoras dos serviços de gestão de águas na habitual Cerimónia de Entrega dos Prémios e Selos de Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos (Vertente Águas), iniciativa ERSAR, organizada em parceria do jornal Água&Ambiente.

 

Nesta edição deveriam ser atribuídos os Selos de qualidade do serviço de abastecimento público de água, os Selos de qualidade do serviço de saneamento de águas residuais urbanas, os Selos de qualidade exemplar de água para consumo humano e os Selos de qualidade para o uso eficiente da água.

Na cerimónia seriam também reveladas as entidades vencedoras do Prémio de excelência do serviço de abastecimento público de água, do Prémio de excelência do serviço de saneamento de águas residuais urbanas e do Prémio para a entidade gestora com a evolução mais favorável nos serviços de águas e resíduos.

 

GRANDES MOMENTOS DA 15.ª EXPO CONFERÊNCIA DA ÁGUA


  • ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS PARA O SECTOR DA ÁGUA
  •  PACTO ECOLÓGICO EUROPEU - IMPLICAÇÕES A MÉDIO E LONGO PRAZO NA GESTÃO DA ÁGUA
  •  AS RELAÇÕES LUSO-ESPANHOLAS E A ESCASSEZ DE ÁGUAUM BALANÇO. O QUE URGE FAZER

 

            A PERSPECTIVA PORTUGUESA

            A PERSPECTIVA ESPANHOLA

  •  OPORTUNIDADES PARA O SECTOR DA ÁGUA COM A RESPOSTA À CRISE DA COVID 19
  •  AS PRICIPAIS MEDIDAS DO PENSAARP 2030 (PLANO ESTRATÉGICO PARA O SETOR DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E GESTÃO DE ÁGUAS RESIDUAIS E PLUVIAIS (2021-2030))
  • A NOVA DIRETIVA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO
  • IMPACTO DA SECA NA QUALIDADE E QUANTIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO
  • REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA RESIDUAL TRATADA NA AGRICULTURA