Conheça as prioridades da ERSAR na 16.ª Expo Conferência da Água

Falta pouco mais de uma semana para o arranque da 16.ª Expo Conferência da Água, onde serão divulgadas as novas orientações para a regulação do setor pela nova presidente do conselho de administração da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR). Vera Eiró marcará presença no primeiro dia do evento, que se realiza nos dias 12 e 15 de novembro, e identificará os grandes desafios que se avizinham para as entidades reguladas e o que se pretende com a 4.ª geração de indicadores de qualidade de serviço, já em preparação.

 

Fórum de Excelência

 

Ainda no primeiro dia, terá lugar mais uma edição do Fórum de Excelência, uma iniciativa da ERSAR, que este ano se focará nos desafios para as entidades gestoras em baixa. As novas ferramentas de planeamento para a gestão da água e o desafio, ainda por resolver, da gestão de perdas de água nos sistemas de abastecimento, serão os temas em foco.

 

Recuperação de Custos e o Fim das Tarifas

 

O regulador fará ainda a intervenção inicial do painel "Recuperação de Custos e o Futuro das Tarifas", agendado para o segundo dia, onde serão debatidas as mudanças recentes na regulação económica do setor. Como se vai assegurar, neste novo quadro, a sustentabilidade económica e financeira do setor? Esta é a grande questão em cima da mesa e Joaquim Barreiros, Vogal do Conselho de Administração da ERSAR, trará a perspetiva do regulador sobre este tema crucial. O debate contará ainda com a presença de Rui Cunha Marques, Investigador do IST - Instituto Superior Técnico, Jaime Melo Baptista, Presidente da LIS-Water Lisbon International Centre for Water, José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro e do autarca e membro da direção da ANMP, Paulo Baptista Santos.

 

Prémios de Excelência e Selos de Qualidade

 

A fechar a 16.ª Expo Conferência da Água, terá lugar, como é tradição, a atribuição dos Prémios de Excelência e dos Selos de Qualidade que, anualmente, distinguem desempenhos de referência na prestação destes serviços, uma iniciativa da ERSAR e do jornal Água&Ambiente. Serão assim atribuídos, nesta edição, os Selos de qualidade dos serviços de águas, os Selos de qualidade exemplar de água para consumo humano e os Selos de qualidade para o uso eficiente da água, relativos aos últimos dois anos. E será a altura para conhecer também os grandes vencedores dos Prémios de Excelência dos Serviços de Águas, ou seja, as entidades gestoras, cujo trabalho, no último ano, merece ser enaltecido.

 

E o que Pretende a Tutela?

 

A 16.ª Expo Conferência da Água será também o momento certo para conhecer as prioridades do Governo e da administração na área da água.

 

Logo a abrir o evento de referência do setor, no dia 12 de novembro, o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, traça as linhas estratégias da tutela para os próximos meses.

 

E já no segundo dia da 16.ª Expo Conferência da Água, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) faz o balanço do estado da qualidade das massas de água do País, para antecipar o que falta fazer na próxima geração de PGRH, cuja implementação arranca já em 2022.

 

O rumo estratégico do setor discute-se assim na 16.ª Expo Conferência da Água, com os principais intervenientes e a informação mais atualizada.

 

A 16.ª edição da Expo Conferência da Água decorre a 12 e 15 de novembro, no hotel Sana Malhoa, em Lisboa.