Venha conhecer as prioridades do PENSAARP 2030 à 16.ª Expo Conferência da Água

A 16.ª Expo Conferência da Água arranca já no próximo dia 12 de novembro e a apresentação do novo plano estratégico setorial – o PENSAARP 2030 – faz-se logo no primeiro dia de trabalhos. O coordenador técnico do grupo de trabalho do PENSAARP 2030, Jaime Melo Baptista, vai marcar presença no evento e enquadrar a discussão que se segue, identificando os principais desafios inscritos no plano para a próxima década e o modelo de incentivos e penalizações que irá permitir atingir as metas a que o País se propõe. Será o ponto de partida para um debate alargado sobre os destinos do setor, numa altura em que o Plano Estratégico para o Setor de Abastecimento de Água e gestão de Águas Residuais e Pluviais terá ainda de ser submetido a consulta pública.

 

E porque nada se faz sem dinheiro, o evento de referência do setor da Água será também uma ocasião privilegiada para conhecer as oportunidades de financiamento que se perspetivam para o ano que se segue.

 

Maria João Coelho, coordenadora da Transição Climática - Estrutura da Missão Recuperar Portugal vai ajudar a assinalar oportunidades de financiamento para o setor, no âmbito do novo Plano de Recuperação e Resiliência. Já Catarina Pinheiro, responsável pelo Gabinete de Gestão do Fundo Ambiental, divulgará o que se perspetiva no horizonte próximo, para a área da água, em sede de um dos principais instrumentos de financiamento do setor. E Carla Leal, diretora da Unidade de Avaliação e Monitorização Estratégica da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, fará o ponto de situação no que respeita à disponibilização de fundos comunitários para um dos setores mais estruturantes da economia nacional.