Os grandes decisores e os principais temas da atualidade estão no 9.º Fórum Energia

Vivem-se tempos incertos no setor da Energia, com a escala de preços dos combustíveis fósseis e da eletricidade, e o 9º Fórum Energia será uma ocasião privilegiada para antecipar o futuro próximo. Já começou o countdown para o evento de referência do setor, que se realiza nos próximos dias 8 e 9 de novembro e onde marcam presença os grandes decisores.

 

A Visão da Tutela

 

O secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, participa no primeiro dia do evento para expor a visão da tutela sobre os destinos do setor e responder às questões dos participantes.

 

FIT FOR 55? A Transformação da Economia Europeia Rumo à Descarbonização

 

Antes disso, a abrir o evento, haverá oportunidade para conhecer, pela voz de Paula Abreu Marques, da Direção-Geral de Energia da Comissão Europeia, as grandes mudanças trazidas pelo novo pacote legislativo "Fit for 55", que colocam a economia europeia na rota da descarbonização, e as suas implicações para o setor da energia em Portugal.

 

O Mercado Ibérico de Eletricidade

 

No dia 8 de novembro, os holofotes estarão virados ainda para o mercado ibérico de eletricidade, cada vez mais pressionado pela subida da cotação do gás natural e do preço das licenças de emissão de CO2. A contenção do preço da eletricidade será certamente um tema decisivo para garantir que a transição energética se faz de forma justa e equilibrada, sem pôr em causa a economia. E o 9.º Fórum Energia reuniu um painel de excelência para discutir desafios e apontar soluções viáveis à escala ibérica. Está confirmada a presença neste painel de Rafael Gómez-Elvira, Diretor de Relações Institucionais e Marketing do OMI Group - Grupo Operador do Mercado Ibérico de Energia e Presidente do EU NEMOs - Nominated Energy Market Operators, de Eduardo Teixeira, Diretor de Mercados e Consumidores da ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos e de Raul Yunta, Presidente do MIBGAS - Mercado Organizado de Gás na Península Ibérica. O debate, moderado pelo ex-secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, contará ainda com a participação de Jorge Mendonça e Costa, Diretor Executivo da APIGCEE - Associação Portuguesa dos Industriais Grandes Consumidores de Energia Elétrica e de Tomás Gómez, Professor de Electrical Engineering no Institute for Research in Technology - ITT, na Universidad Pontificia Comillas e ICAI School of Engineering.

 

Da Tutela ao Mercado

 

E porque a transição energética não se faz sem as empresas, o 9º Fórum Energia terá também painéis dedicados a segmentos estratégicos, como o do hidrogénio e gases renováveis ou o mercado do solar.

 

Em foco, no segundo dia do evento, estarão ainda os obstáculos que subsistem à implementação de comunidades de energia renovável, uma figura prevista na legislação desde 2019, mas ainda sem resultados palpáveis no terreno. Participam neste debate, também moderado por Artur Trindade, Rui Pimenta, Diretor-Executivo da AdE PORTO - Agência de Energia do Porto; Carlos Sampaio, Presidente da APESF - Associação Portuguesa das Empresas do Sector Fotovoltaico; Jorge Borges de Araújo, Presidente da APESE - Associação Portuguesa das Empresas de Serviços de Energia e Ana Rita Antunes, Coordenadora Executiva da COOPÉRNICO.

 

Os principais decisores e as empresas que fazem mexer o mercado reúnem-se no palco do 9º Fórum Energia para discutir os temas que interessam e apontar caminhos de futuro para o Setor e para o País.

 

A 9.ª edição do Fórum Energia decorre a 08 e 09 de novembro, no hotel Sana Malhoa, em Lisboa.