Semana Comentada: Quitéria Antão, presidente do Conselho de Administração da ERCR (COM VÍDEO)

A investigação científica colocada ao serviço da reciclagem

23.01.2015

Encontro Internacional da Ciência para a Reciclagem, organizado pela ERCR (European Research Centre for Recycling), que decorreu esta quinta e sexta-feira, no Porto, juntou especialistas e investigadores que apresentaram alguns estudos e soluções inovadores para o sector da reciclagem. Para Quitéria Antão, presidente do Conselho de Administração da ERCR, que é também presidente da APOGER (Associação Portuguesa dos Operadores de Gestão de Resíduos e Recicladores), este é um debate essencial já que se coloca a investigação científica ao serviço da reciclagem.  

 

“Quando pensamos em investigação científica pensamos em algo que está muito distante da aplicação. Estes debates, em que são congregadas empresas, universidades e centros de investigação, ajudam a aproximar e ajudam a perceber. Quem está do lado de cá tem algum receio de pedir investigação científica ou algum trabalho às universidades ou centros de investigação pela distância a que está das questões mais técnicas”, explica a responsável.

 

Quitéria Antão revela que a intenção da ERCR é “traduzir numa linguagem simples aquilo que é percepcionado como algo muito complicado” por quem precisa de novas tecnologias.

 

Durante os dois dias o debate juntou especialistas portugueses e investigadores provenientes da Alemanha, Inglaterra, Áustria, Dinamarca, Holanda e Estados Unidos da América com estudos que apontaram soluções para a necessidade que existe de reciclagem de vários produtos, desde os resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos, resíduos industriais,  passando pelos plásticos, vidro e veículos em fim de vida. 

TAGS: Semana Comentada , Quitéria Antão
Vai gostar de ver
VOLTAR