Copenhaga será “Capital Europeia Verde” em 2014

Capital dinamarquesa quer ser neutra em emissões de CO2 até 2025

11.07.2012
A capital da Dinamarca, Copenhaga, venceu o galardão "Capital Europeia Verde" para 2014, batendo as duas outras cidades finalistas, Bristol (Inglaterra) e Frankfurt (Alemanha).

O júri concluiu que Copenhaga é um excelente modelo de planeamento urbano. Em 2010, 35 por cento dos cidadãos utilizavam bicicleta para se deslocarem para o seu local de trabalho ou educação, sendo espectável que um aumento para 50 por cento em 2015, contribuindo para o ambicioso objetivo de se tornar neutro em emissões de CO2 até 2025.

Outros planos para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa incluem o recurso mais intenso a fontes de energia renováveis para o sistema de aquecimento na cidade. Além disso Copenhaga tem uma política municipal oficial que estipula que, até 2015, todos os cidadãos devem ser capazes de chegar a um parque verde ou praia a pé em menos de 15 minutos.

A capital dinamarquesa tem também trabalhado com empresas verdes, universidades e organizações com vista a aumentar a eco inovação e o emprego sustentável. Esforços de comunicação bem-sucedidos traduzem-se no facto de que o ambiente em Copenhaga não é visto apenas como um interesse municipal, antes pelo contrário: os habitantes da cidade sentem-se e sabem que são parte da solução.

VOLTAR