
18 cidades já assinaram declaração do Porto (COM VÍDEO)
Dezoito cidades europeias já assinaram a Declaração do Porto unindo esforços com vista ao desenvolvimento da Agenda Urbana para a Água (UWA2030), uma nova componente da política da água da União Europeia.
A cerimónia decorreu ao final da manhã desta sexta-feira durante a Mayors and Water Conference 2017, no âmbito da Porto Water Innovation Week.
A declaração foi entregue assinada ao representante da Comissão Europeia, Humberto Rosa. O documento poderá ainda ser subscrito por outras cidades.
Paris, Copenhaga, Bratislava, Leeuwarden e Oslo são algumas das cidades que subscreveram o documento, além de Lisboa e Porto.
O vereador da Inovação e Ambiente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo, falou com o Água&Ambiente na Hora sobre a declaração assinada na Invicta e do compromisso de outras cidades europeias igualmente empenhadas em colaborar na Agenda Urbana para a Água.
"Será extremamente importante que esta agenda seja conseguida porque significa que vamos trabalhar o tema da água de uma maneira muito transversal e esses objetivos serão não só dedicados à eficiência energética e àquilo que é o transporte e qualidade da água, mas também à cidadania, que é algo que temos que trabalhar em conjunto", exemplifica Filipe Araújo.
Ver vídeo aqui.