_1189431546.jpg)
AdP amplia abastecimento de água em Timor Leste
A AdP Timor Leste, empresa do Grupo Águas de Portugal (AdP), acaba de ampliar o sistema de abastecimento de água à costa leste e zona sul de Ataúro, em Timor-Leste, alargando o acesso a água potável aos cinco milhões de habitantes de sete localidades desta ilha. Representando um investimento de um milhão de euros, este projecto foi financiado pela cooperação portuguesa, através do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento.
No âmbito desta iniciativa foi assegurada a formação de 10 técnicos locais, numa tentativa de garantir a sustentabilidade e a futura manutenção do sistema de abastecimento, explica a empresa em comunicado. Iniciada em 2005, a obra incluiu, entre outras infra-estruturas, a instalação de três reservatórios de água (com capacidade total de 150 metros cúbicos3), 36 fontanários públicos, cinco novas redes locais de distribuição e a reabilitação de outras duas já existentes.
A cerimónia de inauguração contou com a presença do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, João Gomes Cravinho. Na ocasião, as entidades timorenses elogiaram o trabalho desenvolvido pela AdP Timor-Leste, «exemplar na concretização de uma obra de grande dificuldade, especialmente devido à topografia da ilha, que se caracteriza por terrenos escarpados com frequentes deslizamentos de terra», acrescenta a mesma fonte.
A cerca
de duas horas de barco a norte de Díli, a ilha de Ataúro,
com um total de nove milhões de habitantes, é uma das
zonas mais pobres de Timor-Leste, onde a rede viária é
quase inexistente.