Unicer reduz 14 por cento de custos em electricidade, água e fuel

O projecto EnSave permitiu à Unicer uma poupança de cerca de 700 mil euros em custos com electricidade, fuel, água, o que significa uma redução na ordem dos 14 por cento.

26.05.2008
O projecto EnSave permitiu à Unicer uma poupança de cerca de 700 mil euros em custos com electricidade, fuel, água, o que significa uma redução na ordem dos 14 por cento.

A poupança em electricidade no ano de 2007 atingiu o equivalente ao consumo anual de 1000 residências portuguesas, ou seja 3600 MWh, e em água o valor rondou os 90 milhões de litros de água, o equivalente ao consumo anual residencial de 1600 cidadãos portugueses. Ao nível das emissões de CO2, o resultado traduziu-se na redução em cerca de 26 por cento, ou seja, 2000 toneladas.

Estes ganhos ambientais resultam de uma acção conjunta entre a Unicer e a Danfoss Solutions, empresa dinamarquesa especialista no estudo e introdução de sistemas que permitem reduzir consumos industriais. «O projecto EnSave assenta na introdução de boas práticas de laboração industrial, que têm como fim último criar simples alterações nos processos industriais, mas que permitem gerar poupanças significativas», refere a Unicer. Na prática, o projecto permite à empresa reutilizar, por exemplo, a água da enxaguadora de garrafas para abastecer as bombas de vácuo, ou aproveitar a água quente em excesso no fabrico para lavagem de equipamento das adegas e da linha de barril.

Neste momento, a Unicer está a preparar a implantação de 60 novos projectos no âmbito deste programa, que, para além do centro de produção de Leça do Balio, também vão abranger o centro de produção de Santarém.
TAGS: Unicer
Vai gostar de ver
VOLTAR