Água segura atinge valor mais elevado de sempre com 98,4 por cento em 2014

Água segura atinge valor mais elevado de sempre com 98,4 por cento em 2014

A percentagem de água segura atingiu em 2014 os 98,4 por cento, o valor mais elevado registado até agora, segundo os dados do relatório anual sobre o “Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano”, divulgados esta quarta-feira pela ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos).

 

Em 2012 e 2013 este valor ficou-se nos 98,2 por cento. Em 1993 apenas 50 por cento da água era controlada e revelava boa qualidade em Portugal, o que comprova a evolução que o sector tem registado.

“O indicador da qualidade da água na torneira coloca-nos ao nível dos países mais desenvolvidos da Europa Ocidental”, realça a ERSAR. Recorde-se que o valor de excelência são os 99 por cento de água segura atendendo a que nenhum país do mundo chega aos 100 por cento.

 

No mapa de Portugal a vermelho, ou seja com menos de 95 por cento de água segura (controlada e de boa qualidade), surgem os municípios de Arouca (com 93,51 por cento de água segura), Valpaços (92,39 por cento), no Norte; Proença-a-Nova (94,44), Sever do Vouga (92,48), Tondela 93,93, e Trancoso (91,34), no centro; Barrancos (92,78), no Alentejo; e Castro Marim (89,01), no Algarve.

 

Segundo o relatório, quase a totalidade das análises impostas pela legislação (99,90 por cento) foram realizadas. Ficaram por realizar apenas 500 análises em mais de meio milhão de de análises obrigatórias na torneira do consumidor.

 

As situações de incumprimento dos valores paramétricos representam um e meio por cento. Dizem respeito a parâmetros como o PH e alumínio, devido às caraterísticas hidrogeológicas das origens de água, e com bactérias coliformes, por ineficiência da desinfecção.

 

“Nestas situações de incumprimento, as entidades gestoras, em articulação com as autoridades de saúde e a ERSAR, tomaram as medidas adequadas para garantir a protecção da saúde humana, sempre que tal se tenha justificado.

 

A ERSAR possui um sistema de comunicação e acompanhamento dos incumprimentos dos valores paramétricos que permite um alerta quase imediato da sua ocorrência (conhecimento em 24 horas), além de facilitar um apoio técnico na resolução da situação, quando tal se impõe”, explica a ERSAR.

 

O desempenho das entidades gestoras em baixa, que prestam serviço directo ao consumidor, quer em termos de cumprimento da frequência de amostragem, quer em termos de cumprimento dos valores paramétricos, continua a refletir as assimetrias regionais do desenvolvimento em Portugal. “Continua a ser no interior, com maiores carências de recursos humanos, técnicos e financeiros, que se concentram os incumprimentos ocorridos, essencialmente nas pequenas zonas de abastecimento, que servem menos de cinco mil habitantes”, nota o regulador.

 

As 15 entidades gestoras em alta (venda de água a municípios), multimunicipais e intermunicipais, continuam a revelar globalmente melhorias na qualidade da água fornecida.

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