Águas do Algarve reforça capacidade de Tratamento da ETA de Alcantarilha

07.02.2019

Um investimento de cerca de 4,8 milhões de euros, realizado pela Águas do Algarve vai beneficiar do processo de tratamento da ETA de Alcantarilha, dotando esta instalação das condições infraestruturais indispensáveis para tratar o volume de água necessário, com qualidade, em função da procura dos utilizadores que são Entidades Gestoras em baixa. O POSEUR vai assegurar cerca de metade do valor a investir.

 

 

A empresa pretende assegurar a capacidade de tratamento adicional de 1200L/s, superando a atual restrição de 1800L/s, por forma a atingir o valor de Projeto de 3000L/s. Com este aumento de capacidade procura-se a eliminação do risco identificado na garantia do abastecimento de água ao Algarve, face ao crescente volume de água requerida no Barlavento desta região.

 

 

Com uma atual capacidade máxima de produção de 259 mil m3por dia, equivalente a uma população prevista para o ano de 2025 de 620 mil  habitantes, a água tratada nesta ETA destina-se à distribuição em alta aos concelhos de Albufeira, Aljezur, Lagoa, Lagos, Monchique, Portimão, Loulé, Silves e Vila do Bispo, podendo, se necessário, através da Estação Elevatória Reversível, abastecer também os municípios de Faro, Olhão e Tavira.

 

A ETA de Alcantarilha trata, desde 2012, água superficial proveniente da albufeira de Odelouca e água subterrânea proveniente das captações de Vale da Vila e de Benaciate.

 

 

VOLTAR