Algarve vai debater desafios da água juntando jovens e profissionais

09.02.2018

A Águas do Algarve está a organizar o encontro “Desafios da Água”, um evento dedicado ao Ciclo Urbano da Água, que decorrerá nos dias 1 e 2 de março de 2018, no Palácio de Congressos da Herdade dos Salgados, em Albufeira, no Algarve, e que juntará no mesmo espaço profissionais do setor e crianças e jovens das escolas da região.

 

“Pela primeira vez está a ser organizado um encontro deste âmbito que reúne no mesmo espaço, ao longo dos dois dias, estas duas vertentes: os especialistas do setor e jovens de todas as escolas da região por intermédio das ações de educação ambiental. São duas áreas que andam de mãos dadas, logo não devem estar separadas”, antecipa a responsável de Comunicação e Educação Ambiental da empresa, Teresa Fernandes.

 

O encontro irá abordar tópicos como a gestão de recursos hídricos, a relação da água com a energia, investigação e inovação, segurança de abastecimento, reutilização, adaptações às alterações climáticas, mas também a temática da comunicação e educação ambiental. “Este último é um tema poucas vezes abordado neste modelo de eventos”, realça Teresa Fernandes. 

 

Teresa Fernandes não tem dúvidas sobre o papel que a educação ambiental pode e deve desempenhar na criação de uma nova consciência pública que possibilite encontrar soluções e novos caminhos que apontem para a resolução das problemáticas ambientais que se enfrentam.

 

“As reservas de água para abastecimento público na região do Algarve permitem-nos assegurar de forma contínua, com qualidade e quantidade o abastecimento de água às populações, mas esta situação não é motivo para dar azo ao desperdício. Cada um de nós, individualmente, pode e deve fazer a diferença, quer estejamos em período de abundância ou de escassez. Temos a obrigação de efetuar opções inteligentes e ambientalmente corretas e questionar os nossos padrões de vida de forma a adotar comportamentos sustentáveis. Usar a água sim, mas sempre com inteligência!”, desafia.

 

Este projeto ambicioso da Águas do Algarve pretende partilhar com a comunidade um conjunto de conhecimentos e experiências. “É um pouco o espelhar da nossa atividade diária na região e que passa despercebida pela maior parte da população”, descreve.

 

Com o encontro (ver programa aqui) a empresa, responsável pela gestão dos sistemas multimunicipais de abastecimento de água e de saneamento do Algarve, quer ajudar a consciencializar jovens e adultos “de que somos parte do problema e, em simultâneo, da solução do mesmo”.

VOLTAR