Amb3E lança Academia Electrão para incentivar inovação

28.11.2018

A Academia Electrão vai disponibilizar até 18 mil euros para apoiar projetos inovadores que contribuam para a economia circular e para a sustentabilidade ambiental.

"O objectivo desta iniciativa é promover e incentivar a investigação, desenvolvimento e sensibilização junto da comunidade científica, das empresas e da sociedade em geral, relacionadas com os três fluxos específicos de resíduos [equipamentos eléctricos, pilhas e acumuladores e embalagens usadas] geridos pelo Electrão, bem como envolver a população no desafio global da reciclagem e dos pressupostos da economia circular”, explica Pedro Nazareth, Diretor-Geral da Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos, gestora da Rede Electrão.

Assim, a Academia Electrão destina-se a instituições de ensino superior e de investigação – alunos ou investigadores –, ao sector empresarial, a associações de desenvolvimento, a instituições sociais, à comunidade artística e a outras entidades e particulares. 

Para participarem, as entidades têm de apresentar a sua candidatura à Academia Electrão através da submissão de um formulário no site: www.academiaelectrao.pt. Os interessados têm ao dia 12 de abril de 2019 para apresentar os seus projetos.

 

A Academia Electrão pretende acelerar ideias inovadoras em seis categorias distintas: i) Ponto Electrão – projectos relacionados com a contentorização de resíduos; ii) Reciclagem Electrão – projectos que abordem os desafios e oportunidades da reciclagem; iii) Reutilização Electrão – projectos que promovam a reutilização dos fluxos de resíduos geridos pela Rede Electrão; iv) Digital Electrão – aplicações digitais que promovam o aumento da eficiência dos processos operacionais e de sensibilização; v) Mobilização Electrão – campanhas que promovam a responsabilidade social e ambiental, com foco nos três fluxos específicos; vi) Arte Electrão – projectos artísticos que envolvam a comunicação, sensibilização e formação sobre a temática dos plásticos nos oceanos.

A avaliação dos projectos da Academia Electrão ficará a cargo de um painel multidisciplinar de jurados, composto por personalidades reconhecidas do panorama nacional.

VOLTAR