Apoio de 1500 euros para janelas CLASSE+ disponível até 13 de novembro

08.11.2018

O recente Aviso do Fundo de Eficiência Energética está aberto até ao próximo dia 13 de Novembro e destina-se a apoiar financeiramente a substituição de janelas antigas por janelas novas com etiqueta energética CLASSE+.


As candidaturas devem incluir uma simulação da classificação energética ou a própria etiqueta energética das janelas, disponível apenas para empresas aderentes ao CLASSE+. Para serem elegíveis as janelas devem ter etiqueta CLASSE+ com classificação “A” ou “A+”. Em caso de aprovação e de acordo com o tipo de beneficiário, poderá então ser atribuído um incentivo a fundo perdido no valor de 35% a 60%, limitado a 1500 euros do custo da intervenção.

 

A etiqueta CLASSE+, lançada pela ADENE- Agência para a Energia, é marca e imagem do SEEP - Sistema de Etiquetagem Energética de Produtos. Este é um instrumento voluntário através do qual as empresas classificam o desempenho energético dos seus produtos, equipamentos ou soluções permitindo assim ao consumidor comparar a eficiência energética de diferentes opções.


Utilizando a classificação energética numa escala de “F”, a menos eficiente, a “A+”. A mais eficiente, já familiar da etiqueta europeia dirigida a eletrodomésticos e afins, a etiqueta CLASSE+ inclui ainda parâmetros técnicos que correspondem exclusivamente ao produto etiquetado, como por exemplo o número individual, possibilitando a consulta de informação mais detalhada sobre o artigo adquirido.

 

Para apoiar a divulgação e afirmação no mercado desta etiqueta voluntária foi criada a Rede de Parceiros CLASSE+ na qual podem participar gratuitamente entidades públicas e privadas como empresas de construção, gabinetes de arquitetura e entidades municipais.

 

De notar que nos 1,5 milhões de certificados energéticos de habitação emitidos em Portugal, foi possível verificar que existem perto de 1 milhão de janelas que podem ser substituídas para outras mais eficientes. Globalmente, isso poderia significar mais de 5 milhões de euros de poupança de energia por ano nas habitações familiares, para além de uma melhoria relevante do conforto e da saúde dos seus ocupantes.

 

Para além das janelas, a etiqueta CLASSE+ irá estender este conceito a outros materiais relacionados com a envolvente térmica dos edifícios, como as tintas e as soluções de isolamento.

 

VOLTAR