Câmara de Aveiro recebe Prémio de Excelência do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos 2019

Prémios ERSAR e Água&Ambiente

30.10.2020

A Câmara Municipal de Aveiro foi distinguida com o Prémio de Excelência do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos ERSAR e Água&Ambiente, relativo ao exercício de 2019, segundo critérios ligados à Eficácia, Eficiência, Sustentabilidade e Fiabilidade. Para Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, «este prémio vem reforçar a nossa motivação para continuar o intenso Trabalho de Equipa, com a VEOLIA e a ERSUC, com os Cidadãos e as Empresas do Município de Aveiro, e com uma menção especial à nossa Comunidade Educativa, para continuarmos o aumento da eficiência e qualidade do serviço de gestão e recolha de Resíduos Indiferenciados e Seletivos».

 

Entre as finalistas, todas elas distinguidas com o Selo de Qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos ao Consumidor, estavam outras seis Entidades Gestoras.

 

As entidades galardoadas com o Selo de Qualidade foram a Câmara Municipal de Aveiro, a Câmara Municipal de Chaves, a Câmara Municipal de Ílhavo, a Câmara Municipal Póvoa do Varzim, a Câmara Municipal Santa Maria da Feira, a EMAP - Empresa Municipal de Ambiente do Porto, e INOVA - Empresa de Desenvolvimento Económico e Social de Cantanhede. Nesta edição, o Júri decidiu atribuir apenas Selos de Qualidade do Serviço na vertente “ao consumidor”, uma vez que nenhuma entidade gestora em alta cumpriu a totalidade dos requisitos de avaliação previstos em regulamento. 

 

Os Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos, entregues durante o 14º Fórum Resíduos Água&Ambiente online, são uma iniciativa da ERSAR,  no âmbito da sua missão de regulação e supervisão dos setores de abastecimento público de água. Este ano, o júri foi constituído por Paulo Marcelo, representante da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), que presidiu; João Duarte Silva, representante da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA); Graça Lopes, representante da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB); Luís David, representante da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH); Paulo Fonseca, representante da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO); Dionísio Mendes, representante da Associação para a Gestão de Resíduos (ESGRA); Carlos Iglésias, representante da Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais (APEMETA); e  João Belo, representante do Jornal Água&Ambiente (A&A). Para cada categoria de Selo, o júri procedeu à avaliação das candidaturas com base numa análise quantitativa e qualitativa com base em critérios e em aspetos relacionados com a governança, cumprimento das obrigações legais, conduta perante o regulador e ocorrências significativas com impacto na prestação do serviço.

 

Esta iniciativa da ERSAR, organizada em parceria com o jornal Água&Ambiente, visa identificar, distinguir e divulgar casos portugueses de referência relativos à prestação do serviço de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos, avaliada nos termos dos vários ciclos de regulação da ERSAR. Os Prémios e Selos pretendem igualmente evidenciar a existência de um rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos Consumidores e entre Entidades, que passam a conhecer os prestadores do melhor serviço, bem como sensibilizar as entidades gestoras para as questões da qualidade nas suas operações.

VOLTAR