Carlos Martins considera operação com pneus usados como exemplo a seguir por entidades gestoras

10.01.2019

“Este é o fluxo específico de resíduos que tem melhor desempenho em Portugal”, afirmou Carlos Martins, secretário de Estado do Ambiente, na cerimónia de apresentação da campanha “Circuito de Portugal Valorpneu” em que esta entidade gestora vai visitar cerca de quatro mil detentores de pneus usados no sentido de otimizar o processo de recolha para posterior reciclagem.


Carlos Martins salientou, referindo-se ao Governo, que “gostaríamos que todas as entidades gestoras de fluxos específicos tivessem o comportamento da Valorpneu nas relações com a cadeia de valor e com as metas alcançadas”, disse.


Indo mais longe nos reparos “encontramos entidades gestoras que listam dificuldades, não listam oportunidades nem forma de contornar os problemas”, acrescentou.


Segundo o secretário de Estado as gestoras de resíduos devem ter “maior consciência ecológica e não se ficarem pelas vantagens económicas” e que o símbolo destas empresas deve ser a mudança comportamental das populações. “Só 70% dos portugueses que têm consciência ecológica fazem alguma coisa para adotar comportamentos adequados”, disse, “precisamos de sensibilizar todos os dias”, concluiu.

VOLTAR