
Catorze entidades receberam selo de “Qualidade do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos”
Catorze entidades gestoras de resíduos urbanos receberam o selo de “Qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos”, atribuído pela primeira vez este ano. A cerimónia de entrega realizou-se na tarde desta quinta-feira, 23 de Abril, no Sana Malhoa Hotel, em Lisboa, no âmbito da 9ª edição do Fórum Nacional de Resíduos.
Esta iniciativa insere-se na entrega anual dos Prémios de Qualidade de Serviço em Águas e Resíduos, que são atribuídos desde 2007, na sequência da parceria estabelecida entre a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR, então IRAR) e o Jornal Água&Ambiente, com a colaboração da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).
Para conquistarem o selo, as entidades gestoras de gestão de resíduos urbanos têm de assegurar o cumprimento, no último ano de avaliação regulatória, de um conjunto de critérios, previstos no regulamento publicado no site da ERSAR: 100 por cento de avaliação dos indicadores aplicáveis; 100 por cento de avaliação satisfatória dos indicadores de qualidade de serviço aplicáveis relativos à adequação da interface com o consumidor e à sustentabilidade ambiental; ≥ 80 por cento de avaliação satisfatória da totalidade de indicadores de qualidade de serviço aplicáveis.
Assegurados estes requisitos, as entidades gestoras que merecem o selo de “Qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos” nesta edição são as seguintes, (por ordem alfabética):
- Câmara Municipal de Alcanena
- Câmara Municipal de Caminha
- Câmara Municipal de Lousada
- Câmara Municipal de Mafra
- Câmara Municipal de Moita
- Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis
- Câmara Municipal de Oliveira do Bairro
- Câmara Municipal de São Brás de Alportel
- EAmb - Esposende Ambiente, E.E.M.
- EMAC - Empresa de Ambiente de Cascais, E.M.
- EMARP - Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão, E.M.
- LIPOR - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto
- Maiambiente, E.M.
- Tavira Verde - Empresa Municipal de Ambiente, E.M.
Às entidades gestoras a quem for atribuído um selo de qualidade do serviço foi ainda entregue um certificado e o direito de usar a imagem do selo no âmbito da sua imagem institucional.
Na mesma cerimónia a EMAC recebeu o Prémio de Qualidade dos Serviços na Gestão de Resíduos Urbanos 2014. O galardão da minimização da deposição de resíduos em aterro, o tema livre escolhido para esta edição dos Prémios de Qualidade de Serviço em Águas e Resíduos, foi entregue à Lipor – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto.
O 9º Fórum Nacional de Resíduos, organizado pelo jornal Água&Ambiente, uma publicação do grupo About Media, arrancou ontem, quarta-feira, e prolongou-se até esta quinta-feira, 23 de Abril.