
Centriair ganha contrato estratégico na Califórnia
A Centriair, empresa sueca especializada na eliminação de emissões industriais, ganhou em conjunto com a amerciana Anaergia um contrato superior a 4 milhões de dólares para fornecimento de um sistema de eliminação de emissões aéreas para a Rialto Bioenergy Facility (RBF), a que será a maior unidade de recuperação de energia e de tratamento de resíduos alimentares da Califórnia, Estados Unidos, a inaugurar em 2020.
A RBF vai converter, todos os dias, 700 toneladas de residuos alimentares e 300 toneladas de bio sólidos em gás natural, eletricidade e fertilizante orgânico de classe A.
No processo os bio sólidos são aquecidos até secarem para eliminar todos os agentes patogénicos, de forma a criar uma fertilizante seguro. A secagem gera odores e emissões aéreas prejudiciais ao Ambiente pelo que, Segundo Andres Winstrom, CEO da Centriair nos Estados Unidos “podemos demonstrar a nossa versatilidade nestas tecnologias de quase zero emissões a outras novas empresas de resíduos para energia a construir no futuro”.