Colunista Marcos Sá (Água-Educação Ambiental): EPAL e ADENE promovem eficiência hídrica na comunidade

06.02.2018

A EPAL e a ADENE viram recentemente aprovada a sua candidatura ao Fundo Ambiental, sob o lema “Apoiar uma nova cultura ambiental”. Este projeto conjunto, intitulado AX Aqua eXperience, visa a educação, sensibilização e ação para a eficiência hídrica e para o nexus água-energia. Todo o projeto foi focado na eficiência hídrica por se considerar este fator como crítico para a competitividade e qualidade de vida do País. Os três fatores basilares que este projeto propõe explorar são: Valor – Importância e valor da água; Inovação – nova oferta de tecnologias e materiais para a eficiência hídrica; Nexus – Potencial de poupança e nexus água energia.

 

Partindo destes três pilares, o projeto tem como objetivos principais o desenvolvimento de ferramentas digitais de capacitação e mudança de comportamentos para o uso mais eficiente e inteligente da água nos meios urbanos (Desenvolvimento de um simulador digital, de um jogo App e de um E-book); a realização de uma campanha de marketing digital para sensibilização e promoção de boas práticas de eficiência hídrica (desenvolvimento de Plataforma de Inbound Marketing, de infografias estáticas e dinâmicas para divulgação nos canais digitais); e desenvolvimento de atividades de educação/ação junto de estabelecimentos de ensino secundário/profissional e ensino superior (desenvolvimento de workshops em estabelecimentos de ensino e desenvolvimento de um Bootcamp digital).

 

Neste campo importa referir que já se realizaram 5 workshops, em escolas da região da Grande Lisboa, e que tiveram como mote “Água, um recurso em escassez. Uma oportunidade de eficiência e inovação”. E logo após esta iniciativa, teve lugar no LNEC o 1º Bootcamp Aqua eXperience, que se transformou numa saudável competição de eficiência hídrica, com a participação de 100 alunos do ensino secundário e profissional. Ao longo de um dia e acompanhados por mentores do setor, os alunos trabalharam na resolução de desafios, na geração de ideias de negócio, de novos produtos e serviços para a eficiência hídrica.  No final do evento, onde participaram o Ministro e o Secretário de Estado do Ambiente, foi lançado pela EPAL e pela ADENE o novo Portal Aqua eXperience: www.aquaexperience.pt

 

Aqui poderá encontrar uma nova fonte de informação, novas ferramentas e partilha de soluções para um uso mais eficiente e inteligente da água. Junte-se a nós e faça crescer a comunidade que tem como principal preocupação preservar a nossa água.


Marcos Sá, diretor de comunicação e educação ambiental da EPAL, é licenciado em Ciências da Comunicação e da Cultura e possui cinco pós-graduações na área da gestão, marketing e Direito. Tem formação executiva na área da liderança, gestão de equipas e internacionalização de empresas. Foi docente, como assistente convidado, durante sete anos, na Universidade Nova de Lisboa. Exerceu funções de vereador da Câmara Municipal de Oeiras e de deputado à Assembleia da República integrando, entre outras, a Comissão de Ambiente. Desde 2011 é dirigente do setor empresarial do Estado, tendo sido responsável, entre 2011 e 2016, pela relação comercial de 98 municípios servidos pela EPAL, assim como, de todos os produtos e prestação de serviços dessa entidade, no mercado nacional e internacional. É ainda vice-presidente de uma instituição, sem fins lucrativos, na área do apoio social para idosos. As opiniões expressas neste artigo vinculam apenas o autor. 

VOLTAR