Começou a COP24 para confirmar em Katovice o Acordo de Paris

03.12.2018

Começa oficialmente hoje a 24ª Conferência das Partes (COP24) da Convenção das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (UNFCCC), que terá lugar em Katovice, Polónia, terminando a 14 de dezembro.


A COP24 será uma cimeira onde serão aprovadas as regras do Acordo de Paris decidido em dezembro de 2015, bem como o aumento de ambição das metas aí traçadas que são insuficientes para garantir um aquecimento global abaixo de 1,5 ºC.


Segundo a Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável “espera-se que da reunião em Katovice os participantes concretizem a visão de Paris: Concordar com um conjunto robusto, justo e coeso de diretrizes de implementação para solidificar o Acordo de Paris e um roteiro para finalizar as questões pendentes”.


Outra das conclusões que se esperam de Katovice são as de como conduzir os países a intensificar e comprometer com a melhoria das suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (CNDs) até 2020, em linha com a ciência climática.


No campo económico a expectativa é a definição quanto aos compromissos de financiamento climático, que exista acordo com padrões robustos de contabilização e formas concretas de aumentar a previsibilidade dos fundos dos países contribuintes.


“A COP24 é uma nova oportunidade para os governos mostrarem que estão dispostos a, na prática, fazer funcionar o Acordo de Paris”, afirma a Zero. Em Paris, os países concordaram em aumentar as suas promessas climáticas ao longo dos ciclos de revisão de cinco anos. O primeiro processo de revisão, chamado Diálogo Talanoa, é concluído agora na COP24. O seu resultado deve ser uma decisão coletiva de rever todas as promessas climáticas até 2020.


A ZERO, que é organização membro da Rede Europeia de Ação Climática, estará presente na COP24 na última semana da Conferência através do Presidente da Direção, Francisco Ferreira.


A COP24 – Conferência de Katovice para as Alterações Climáticas é o vigésima quarta encontro desde o início, na cimeira do Rio de Janeiro em 1992, da UNFCCC - United Nations Framework Convention on Climate Change, é a 14ª desde o Protocolo de Kyoto assinado em 1997 e a terceira desde o Acordo de Paris de 2015.

 

VOLTAR