Comentário Carlos Zorrinho: A energia solar é imparável

26.07.2016

A energia solar atingiu uma maturidade tecnológica que lhe permite ser uma fonte chave no próximo ciclo de transição energética.

 

No dia em que um avião movido exclusivamente a energia solar (impulse II) conseguiu completar uma volta ao mundo, é bom sublinhar que deram entrada na DGEG pedidos de licenciamento de produção de 2500 MW de energia solar em condições de Mercado e que mais de metade estão em análise.

 

O licenciamento implica a consideração de fatores sistémicos, designadamente de fatores associados ao acesso à rede e ao sistema de distribuição e consumo. 

 

No entanto, o numero de candidaturas e licenciamentos vai começar a disparar em Portugal e em muitas zonas do globo. A energia solar é imparável e isso é uma excelente notícia.

 

Carlos Zorrinho, eurodeputado do PS, membro da Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia no Parlamento Europeu, é licenciado em Gestão de Empresas e doutorado em Gestão de Informação pela Universidade de Évora. Foi professor catedrático do Departamento de Gestão da Universidade de Évora, deputado à Assembleia da República pelo PS (1995-2002 e 2004-2014), líder Parlamentar do Partido Socialista na Assembleia da República (2011-2014) e, no Governo, ocupou as funções de Secretário de Estado da Energia e da Inovação (2009 e 2011) e secretário de estado Adjunto da Administração Interna entre 2000 e 2002. O autor escreve, por opção, ao abrigo do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

TAGS: Comentário , Carlos Zorrinho , energia , solar , licenciamentos , DGEG , avião
Vai gostar de ver
VOLTAR