Comentário Carlos Zorrinho: "Devemos trabalhar para que mobilidade limpa seja uma opção boa para todos"

28.02.2018

[Nota da redação: Na Alemanha um Tribunal decidiu que as cidades, comunidades ou estados podem proibir a entrada de veículos a diesel em certas áreas. Portugal deveria seguir este exemplo para impulsionar outros tipos de mobilidade?]

 

Carlos Zorrinho: Esta decisão define uma tendência que é irreversível. Portugal foi pioneiro no impulso à mobilidade limpa e deve continuar nesse caminho. Uma estratégia de incentivos cada vez maiores à mobilidade limpa e inteligente será a prazo mais eficiente que as proibições. O objetivo deve ser tornar as proibições desnecessárias, devido às vantagens para todos resultantes da mobilidade limpa.

 

Carlos Zorrinho, eurodeputado do PS, membro da Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia no Parlamento Europeu, é licenciado em Gestão de Empresas e doutorado em Gestão de Informação pela Universidade de Évora. Foi professor catedrático do Departamento de Gestão da Universidade de Évora, deputado à Assembleia da República pelo PS (1995-2002 e 2004-2014), líder Parlamentar do Partido Socialista na Assembleia da República (2011-2014) e, no Governo, ocupou as funções de Secretário de Estado da Energia e da Inovação (2009 e 2011) e secretário de estado Adjunto da Administração Interna entre 2000 e 2002.

VOLTAR