Comentário Jaime Melo Baptista (Água): Ainda a propósito do Dia Mundial da Água

31.03.2017

Por ocasião do passado Dia Mundial da Água (22 de março) realizaram-se centenas de eventos alusivos em todo o mundo, incluindo em Portugal. A Comissão Europeia divulgou uma Declaração, através da Alta Representante para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Federica Mogherini.

 

Relembra que, embora a água potável e o saneamento sejam cruciais para uma vida saudável e digna, atualmente no mundo 1 de cada 10 pessoas não tem ainda acesso a água segura e 1 de 3 pessoas não tem acesso a instalações sanitárias adequadas, sendo assim privadas de direitos humanos básicos. E que a escassez de água, as alterações climáticas e a evolução demográfica virão agravar a situação.

 

Reitera o compromisso da União Europeia, através de Agenda 2030, em promover o acesso à água e ao saneamento para todos, em especial para os grupos mais vulneráveis. Renova ainda o compromisso com o acordo de Paris e a proclamação de ação de Marraquexe para combater as alterações climáticas e minimizar os seus impactos sobre a água.

 

E termina afirmando que, para além da cooperação bilateral dos seus Estados-membros, a União Europeia disponibilizou desde 2007 mais de 2,2 bilhões de euros para água e saneamento em mais de 60 países em todo o mundo e está determinada a continuar esse apoio. Porque a gestão sustentável dos recursos hídricos é essencial para o desenvolvimento, bem como para a estabilidade, a resiliência, a paz e a segurança, especialmente nos nexus água, energia e segurança alimentar.

 

Um reconhecimento claro de que a partilha e a solidariedade são também instrumentos relevantes da política de segurança europeia!

 

Jaime Melo Baptista, engenheiro civil especializado em engenharia sanitária, é Investigador-Coordenador do LNEC, Presidente do Conselho Estratégico da PPA e Comissário de Portugal ao 8.º Fórum Mundial da Água 2018. Foi membro do conselho de administração e do conselho estratégico da IWA. Foi presidente da ERSAR (2003-2015), responsável pelo Departamento de Hidráulica (1990-2000) e pelo Núcleo de Hidráulica Sanitária (1980-1989) do LNEC, diretor da revista Ambiente 21 (2001-2003) e consultor. Foi distinguido com o IWA Award for Outstanding Contribution to Water Management and Science.

TAGS: Jaime Melo Baptista , água , comentário , Dia Mundial da Água
Vai gostar de ver
VOLTAR