Comentário Rui Berkemeier (Resíduos): Algo vai (muito) mal no reino do lixo - A cereja no topo do bolo!

16.03.2017

Depois de não ter actuado a tempo para evitar a paragem do pagamento dos materiais recicláveis dos TMB pela SPV, depois de não ter alterado os valores da TGR para incentivar a reciclagem, depois de não ter corrigido erros e injustiças flagrantes no PERSU 2020, depois de ter deixado a APA e a ERSAR publicarem dados sobre os resíduos urbanos cheios de incongruências, só faltava mesmo o previsível desenlace da rutura total do sistema de gestão de embalagens que hoje se consumou, para concluirmos que o Ministério do Ambiente não tem tido o mínimo de capacidade para gerir este dossier.


Independentemente das razões ou falta delas que possam assistir à SPV, que agora já nem quer pagar os materiais recolhidos seletivamente, o  facto é que, ao decidir licenciar duas entidades para a gestão do fluxo das embalagens, o Ministério do Ambiente deveria ter preparado muito melhor todo este processo.


A incapacidade para gerir este dossier é mesmo confrangedora e deixa quem está envolvido na gestão dos resíduos urbanos com uma sensação de total impotência perante este quadro que se desenhava de total confusão.

 

A solução, se é que existe, é o Ministério deixar de vez a sua postura de algum autismo em relação aos outros agentes e reunir com a DGAE, as entidades gestoras das embalagens e os sistemas de gestão de resíduos urbanos até se chegar a um consenso sobre este assunto. 

 

Rui Berkemeier é Engenheiro do Ambiente licenciado pela FCT/UNL. Foi Técnico Superior da Direção de Serviços de Hidráulica do Sul em Évora (1988-1992), na área de Controle da poluição hídrica e extracção de inertes, e Chefe de Setor de Ambiente da CM das Ilhas em Macau (1992-1996) na Gestão de Resíduos e Educação Ambiental. Desempenhou as funções de Coordenador do Centro de Informação de Resíduos da Quercus de 1996 a 2016 acompanhando as políticas nacionais de gestão de resíduos. Atualmente é técnico especialista na Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável.

TAGS: Comentário , Rui Berkemeier , resíduos , Sociedade Ponto Verde , embalagens
Vai gostar de ver
VOLTAR