e-GAR segue resíduos on line e acaba com ano e meio de espera (COM VÍDEO)

17.11.2017

As novas Guias Eletrónicas de Acompanhamento de Resíduos – e-GAR, que vão ser obrigatórias a partir de 1 de janeiro de 2018, permitem seguir on line o rasto dos resíduos, desde que são produzidos até chegarem ao destino final, passando pelo transporte, o que põe fim a um desfasamento de ano e meio na chegada da informação à administração.
 
“Até aqui os dados das guias, que eram preenchidos em papel, não podiam ser usados para fiscalização porque chegavam muito tarde. A fiscalização era até um pouco aleatória embora se tivesse em conta que alguns eram menos cumpridores que outros. Agora pode ser mais focada até porque há um plano integrado de fiscalização que será especialmente focado na área dos resíduos em 2018. Sabemos onde os resíduos andam. Conseguimos perceber onde está determinado camião, por exemplo, de forma a atuar”, exemplifica ao Água&Ambiente na Hora, a vogal da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Inês Diogo.

 

Veja o vídeo e leia a notícia completa no Água&Ambiente na Hora (Nº 244 - 17.11.2017). Para subscrever o serviço Água&Ambiente na Hora ou pedir informações sobre o mesmo envie um e-mail para assinaturas@about.pt.

VOLTAR