
Efacec inova com sistema modular de equipamentos de energia
A Efacec acaba de lançar um conceito de sistema modular que se pode considerar inovador e, de certo modo, revolucionário, já que permite que um equipamento receba novas funcionalidades ao ritmo das necessidades do cliente e vem redefinir todo o conceito de desenvolvimento de produto do grupo.
Este novo conceito vai ser aplicado numa fase inaugural no segmento dos transformadores, nomeadamente nos Transformadores de Potência Core da marca, mas irá depois ser aplicado nas diferentes gamas de produtos da Efacec. Entre os destinatários do produto estão ‘utilities’ nacionais e internacionais, indústria e renováveis.
Quanto às suas principais vantagens, são de destacar a otimização dos processos de expedição, transporte, instalação e manutenção – nomeadamente devido à redução de peso e dimensão do equipamento – incremento da funcionalidade do produto com a conectividade digital e ganhos ambientais em toda a cadeia, mantendo a fiabilidade, durabilidade e alta performance reconhecidas. O sistema modular permite explorar novas funcionalidades e aplicações na gestão digital de redes e equipamentos, preparando os transformadores para a era da digitalização e da indústria 4.0.
De salientar que todos os elementos que compõem o transformador são reciclados no final da sua vida útil.
Mas também o fabricante vai beneficiar com esta novidade, já que, como referido anteriormente, a modularidade permite maior eficácia nos processos de desenho e produção, o que potenciará a competitividade num mercado tão exigente e em transformação.
Com patente ativa para a Europa e Estados Unidos, os primeiros transformadores desenvolvidos com base neste conceito serão entregues a partir de 2021, e o primeiro transformador modular deve entrar em operação em março. Estima-se que até 2023 a totalidade de Transformadores de Potência Core da Efacec tenham já incorporado esta inovação.
Reconhecida há mais de 70 anos como especialista no desenvolvimento e fabrico de produtos e soluções na área da energia e engenharia, a Efacec espera que o novo sistema contribua significativamente para o aumento da quota de mercado, dentro do crescimento substancial da área de transformadores em três anos, face a 2020.