
Entidades do centro e sul do país vencem prémios de qualidade dos serviços de águas e resíduos
A sétima edição dos prémios de qualidade dos serviços de águas e resíduos, atribuídos pela ERSAR e pelo jornal Água & Ambiente, distinguiu cinco entidades do centro e sul do país.
Este ano, pela primeira vez, os vencedores foram apenas conhecidos na cerimónia de entrega dos prémios, escolhidos de uma lista de três finalistas em cada uma das cinco categorias. Os vencedores de 2013, anunciados ontem no encerramento da 8ª Expo Conferência da Água, foram:
- Qualidade exemplar da água para consumo humano
SMAS - Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Almada;
- Qualidade do serviço de abastecimento público de água
Águas do Vouga – Exploração e Gestão do Sistema Regional do Carvoeiro;
- Qualidade do serviço de saneamento de águas residuais urbanas
SIMRIA – Saneamento Integrado dos Municípios da Ria;
- Qualidade do serviço de gestão de resíduos urbanos:
Câmara Municipal de Mafra;
- Conhecimento das Infraestruturas de Rede dos Serviços de Águas
EPAL – Empresa Portuguesa Das Águas Livres.
Também uma novidade este ano, e acompanhando a universalização da regulação feita pela ERSAR a todas as entidades gestoras de águas e resíduos, foram atribuídos selos de qualidade de água para consumo humano a 61 entidades, tendo estado presentes na cerimónia os representantes de todas as que foram distinguidas.
O objectivo da atribuição dos prémios, que se realizam desde 2007, é a divulgação de casos portugueses de excelência no que respeita à qualidade dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos.
O júri é composto por representantes das duas entidades organizadoras e da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (APRH) e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).