Equipamentos de AC usados: apenas 1% recolhidos com meta de 65% para atingir

Equipamentos de AC usados: apenas 1% recolhidos com meta de 65% para atingir

A ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável realizou um levantamento do número de equipamentos de ar condicionado que em 2017 foram enviados para empresas licenciadas para o seu tratamento e concluiu que apenas aí chegaram 2 231 equipamentos, o que corresponde a menos de 1% da média dos equipamentos colocados no mercado entre 2014 e 2016 (cerca de 260 mil unidades).

 “Esta situação é muito grave em termos ambientais” afirma a Associação porque significa mais de 99% desses equipamentos estão a ser enviados para empresas de sucata que não fazem a remoção dos fluidos refrigerantes, os quais constituem uma das fontes de gases de efeito de estufa e/ou destruidoras da camada de ozono.

Segundo os dados apurados pela ZERO junto das empresas licenciadas para o tratamento destes resíduos e gestão dos respetivos fluidos refrigerantes, das cerca de 200 toneladas de fluidos que estavam contidos nesses equipamentos, apenas foram recuperados 8,7%. O que significa – segundo contas da Zero - que mais de 90% desses gases foram libertados para a atmosfera.

Tendo em conta que a meta legal de recolha de equipamentos de refrigeração, como os de ar condicionado, para 2019 é de 65%, a ZERO vai solicitar ao Ministério do Ambiente e da Transição Energética informação sobre como vai ser assegurado esse cumprimento.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.