ESGRA e AVALER apresentam contributos para o Plano Nacional de Investimento 2030

30.07.2018

A ESGRA e a AVALER, duas importantes associações na área dos resíduos, revelaram as suas contribuições para a conceção do Plano Nacional de Investimentos 2030 relativo aos Resíduos urbanos.

 

O aumento da capacidade de valorização energética é uma das cinco áreas importantes segundo as associações. Segundo estas, Portugal possui uma capacidade de valorização energética de 1,1 milhões de toneladas por ano, correspondendo a 20 a 22% dos resíduos produzidos. Porém, o país deposita em aterro sanitário cerca de 2,3 milhões de toneladas de resíduos por ano. Todas as análises apontam para que, mesmo em cenários de forte desenvolvimento da recolha seletiva, o país precise de aumentar a capacidade de valorização energética de modo a reduzir ao mínimo a deposição em aterro.

 

Outros temas considerados essenciais são os sistemas de recolha de bio resíduos, a reconversão dos Tratamentos Mecânicos e Biológicos e o aumento da qualidade e quantidade da reciclagem multimaterial e de embalagens.

 

As associações referem ainda a importância de, entre outros, fomentar programas de redução do desperdício alimentar, programas de comunicação, sensibilização e responsabilização do produtor de resíduos, programas de investigação desenvolvimento e inovação na gestão de resíduos.

 

A ESGRA é uma associação privada sem fins lucrativos, fundada em 2009, que tem como missão a promoção dos interesses dos seus associados no âmbito da gestão e tratamento de resíduos, bem como o seu desenvolvimento estratégico e no domínio da investigação de recursos que preservem e potenciem o país como território de desenvolvimento socioeconómico e ambiental.

 

A AVALER - Associação de Entidades de Valorização Energética de Resíduos Sólidos Urbanos – é uma Associação sem fins lucrativos, constituída em 2005, de âmbito nacional, que tem por missão a promoção da sustentabilidade na gestão de resíduos urbanos e o apoio às suas Associadas na prossecução desse objetivo.

 

 

 

 

VOLTAR