Francisco Mariz Machado (AEPSA): “Agregações na baixa são oportunidade para privados” (COM VÍDEO)

Presidente da associação revela ao Ambiente Online o potencial a explorar com a mudança em curso

10.05.2016

O presidente da AEPSA (Associação das Empresas Portuguesas para o Sector do Ambiente), Francisco Mariz Machado, considera que o movimento em curso de agregação das entidades gestoras para a gestão dos serviços de abastecimento de água em baixa é uma oportunidade para as empresas do sector.

 

 “A partir do momento em que existe uma maior dimensão, uma maior capacidade técnica, maior capacidade financeira, há todo um desenvolvimento do mercado e das oportunidades que podem ser apropriadas para o sector privado em todas as suas vertentes”, sublinha.  

 

O responsável enumerou ao Ambiente Online os nichos de mercado que as empresas poderão explorar na sequência do repto lançado pela tutela aos municípios. As oportunidades vão desde o simples fornecimento de equipamentos, à elaboração de projectos, passando pela realização de obras, fornecimento de soluções e serviços e operação e manutenção.

 

As parcerias público-privadas ligadas à redução de perdas, aos contratos “performance” e à eficiência energética também não podem ser descuradas, defende. Nem mesmo a possibilidade de concessões. “Por que não? Admito que venham a haver entidades intermunicipais que optem por uma gestão delegada completa, numa concessão, ou partilhada, numa parceria”, avança.

 

O número de clientes vai diminuir, mas as entidades gestoras que prevalecerão serão mais fortes. “As entidades gestoras hoje em dia são demasiado pequenas e muito pulverizadas para conseguirem ser eficientes e criarem essas oportunidades. Hoje em dia são muitas, mas estão muito dispersas e muitas vezes com pouca capacidade de contratação, limitações orçamentais e acabam por não conseguir fazer os investimentos e prestar os serviços da melhor forma possível. Ao agregarem-se tornam-se maiores, com mais capacidade e portanto com mais oportunidades”, remata.

 

Ana Santiago

TAGS: Presidente da AEPSA , Francisco Mariz Machado , empresas , privados , oportunidades , agregação , entidades gestoras , água
Vai gostar de ver
VOLTAR