GALP e ENI desistem de exploração de petróleo em Alzejur

GALP e ENI desistem de exploração de petróleo em Alzejur

As empresas que estavam em prospeção ao largo de Alzejur anunciaram hoje que desistiram do projeto. Em comunicado foi participado que "a Galp e a Eni tomaram a decisão de abandonar o projeto de exploração de fronteira na bacia do Alentejo. Apesar de lamentarmos a impossibilidade de avaliar o potencial de recursos offshore do país, as condições existentes tornaram objetivamente impossível prosseguir as atividades de exploração.", lê-se.


O projeto previa realização de sondagens no deep offshore da bacia do Alentejo, a cerca de 45 quilómetros ao largo de Aljezur.


A licença para iniciar os trabalhos de prospeção tinha sido concedida pelo Governo ao consórcio Eni (70%) e Galp (30%) em janeiro de 2017 e era válido por dois anos. No entanto uma providência cautelar apresentada pela associação “Algarve Livre de Petróleo”, levou o Tribunal Administrativo de Loulé, em agosto último. a decidir a suspensão dos trabalhos, uma decisão da qual o Governo recorreu.


Ainda no comunicado de hoje, a Galp acrescenta que vai "continuar a investir em Portugal," com intervenção em áreas como a "mobilidade sustentável" e a "eficiência energética e ambiental das refinarias", além de apostar "nas fontes de energia de base renovável em regime de mercado."

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.