Governo propõe requalificação dos terrenos que foram depósito de lamas do Tejo em Rodão

Governo propõe requalificação dos terrenos que foram depósito de lamas do Tejo em Rodão

Terminados os trabalhos de recolha, transporte e encaminhamento a destino final adequado das cerca de 2500 toneladas de lamas removidas do rio Tejo, junto às Portas de Ródão, o Ministério do Ambiente pretende agora realizar a fase de reposição das condições de referência do terreno da zona intervencionada e a sua recuperação ambiental.

O projeto, já com parecer favorável do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, prevê a remoção da vegetação infestante, a plantação de árvores autóctones como amieiros, freixos e azinheiras e a plantação de arbustos e subarbustos autóctones: pilriteiros, lentiscos bastardos e aroeiras. Na foto, o estado atual e a imagem do projeto após a intervenção planeada.

No total, propõem-se que sejam plantadas 165 árvores e 150 arbustos na área intervencionada, de onde, inicialmente, foram eliminadas sete árvores e replantadas catorze quando da fase preparatória dos trabalhos de limpeza do fundo do rio Tejo.

O objetivo da requalificação paisagística e ambiental é garantir um coberto vegetal que melhor e mais adequadamente se enquadre na paisagem do Monumento das Portas de Ródão e que reúna as condições para um desejável desenvolvimento da fauna e flora, situação que não se verificava antes desta intervenção. Antes de servir a remoção de lamas este terreno, outrora um areeiro, apresentava uma descontinuidade de coberto vegetal, em contraste com a zona envolvente, tal como é possível verificar nas imagens abaixo.

O Ministério do Ambiente e de Transição Energética remeteu, a 18 de outubro, à proprietária do terreno, o projeto de requalificação paisagística e ambiental aguardando ainda uma resposta.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.