
Helder Pedro: Gestão de pneus usados contribui com 78 milhões de euros para o VAB de Portugal
“As atividades desenvolvidas no âmbito do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados contribuem anualmente com cerca de 78 milhões de euros para o VAB (Valor Acrescentado Bruto) nacional e evitam 45 milhões de euros de importações – líquidas de exportações” afirmou Helder Pedro, presidente da Valorpneu, durante a apresentação do “Circuito de Portugal”, uma iniciativa de vai sensibilizar os detentores de pneus usados para a melhoria dos processos de recolha e encaminhamento. Revelou ainda que a atividade contribui para a geração de mais de dois mil postos de trabalho, diretos e indiretos.
O presidente da Valorpneu refriu ainda que a empresa conta com a colaboração dos mais de 2.150 aderentes ao Sistema e mais de 4.000 comerciantes e distribuidores a nível nacional, “que permitiram atingir de há 10 anos para cá um indicador de recolha de pneus usados acima de 100% face à meta imposta em sede de licenciamento que se situa nos 96%”, afirmou.
Quanto a desempenho a nível internacional, Helder Pedro disse que “segundo os dados da ETRMA - European Tyre & Rubber Manufacturer’s Association - o nosso Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados demonstrou estar acima da média europeia”, acrescentando que “a taxa de pneus recauchutados em Portugal – que foi de 13,7% - ficou muito acima da média dos restantes sistemas congéneres europeus – de apenas 6,1%”.
Melhor resultado foi obtido no campo da reciclagem, o gestor afirmou que “o processamento de pneus usados por reciclagem é muito mais representativo, tendo ficado em 2017 cerca de 14 pontos percentuais acima da média registada no resto da Europa”. Concluiu.