Helena Alegre (LNEC): “Vamos ter seguramente um novo iPerdas” (COM VÍDEO)

Balanço da primeira edição do projecto foi feito ontem no Fórum iPerdas

15.04.2015

A investigadora principal do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Helena Alegre, que ajudou a coordenar o projecto iPerdas - Iniciativa Nacional para o Controlo Eficiente de Perdas - garante que haverá uma nova edição do programa.

 

“Teremos seguramente um novo iPerdas. Só não podemos anunciar ainda quando já que isso dependerá de vários factores, inclusivamente das eventuais oportunidades do PO SEUR [Programa Operacional para a Eficiência no Uso dos Recursos]”, referiu a especialista ao Ambiente Online.

 

Helena Alegre explica que é necessário também conjugar a nova fase do programa com outros projectos colaborativos que o LNEC tem programados ou já a decorrer. "O calendário está a ser construído. Se já tínhamos poucas dúvidas de que haveria um novo iPerdas depois do que ouvimos no fórum menos dúvidas temos", sublinha.

 

A especialista lembra que muitas entidades estão ainda de fora e salienta, por outro lado, que é importante haver um iPerdas com modalidade de aperfeiçoamento. "Estes programas vão-se construindo ao longo dos anos", realça.

 

Na perspectiva da especialista um novo projecto será uma nova oportunidade para aperfeiçoar a qualidade dos planos, da análise, dos dados de base e também a fiabilidade e qualidade de gestão da informação nas empresas. "No fundo foi desenhado um conjunto de tácticas nesta primeira geração de planos, mas muitas entidades chegam ao fim deste processo com vontade de recomeçar e melhorar o plano. Há um processo de aprendizagem que é contínuo. Quando falamos de um processo organizacional e que é tão lato e envolve tantos departamentos há um longo caminho e muitas formas de o melhorar, começando pela comunicação tanto interna como externa", exemplifica.

 

Para Helena Alegre a motivação mútua das equipas e a obrigatoriedade de prestar contas em prazos apertados são factores estimulantes. "Quando estamos num contexto de recursos que nunca são muitos isto coloca uma pressão positiva nas empresas, que reconhecem também esse valor", descreve.

 

O Fórum iPerdas, que decorreu ontem no LNEC, permitiu fazer um balanço da primeira edição do projecto que chegou à fase final. 

   

A Iniciativa Nacional para o Controlo Eficiente de Perdas, que envolveu 17 entidades gestoras, teve como objectivo capacitar e apoiar as entidades gestoras na implementação de um programa de redução de perdas de água e aumento da eficiência energética em sistemas de abastecimento de água.

 

A iniciativa foi promovida pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Instituto Superior Técnico, Addition e ITA (Universidade Politécnica de Valência, Espanha).

 

Ana Santiago

TAGS: iPerdas , LNEC , redução de perdas de água , aumento da eficiência energética em sistejmas de abastecimento de água , Helena Alegre , Instituto Superior Técnico , Addition e ITA
Vai gostar de ver
VOLTAR