Horizonte 2020 com 15 mil milhões para os primeiros dois anos

Horizonte 2020 com 15 mil milhões para os primeiros dois anos

A Comissão Europeia acaba de lançar o primeiro conjunto de convites à apresentação de projetos no âmbito do Horizonte 2020, o programa-quadro de investigação e inovação da União Europeia, cujo orçamento se eleva a 80 mil milhões de euros. Contando com mais de 15 mil milhões de euros para os dois primeiros anos, “o financiamento destina-se a contribuir para estimular uma economia europeia baseada no conhecimento e abordar questões que vão fazer a diferença na vida das pessoas”, lê-se no comunicado. Este montante destina-se a doze áreas que serão objeto de medidas específicas em 2014-2015, incluindo temas como as cidades inteligentes, eficiência energética, reciclagem ou revalorização de resíduos.  


 “O Horizonte 2020 é vital para o futuro da investigação e da inovação na Europa e vai contribuir para o crescimento, a criação de emprego e uma melhor qualidade de vida. Concebemos o Horizonte 2020 para produzir resultados e reduzimos a burocracia para facilitar a participação. Convido os investigadores, as universidades e as empresas, incluindo as PME, a participarem!”, referiu Máire Geoghegan-Quinn, Comissária europeia responsável pela Investigação, Inovação e Ciência.

Pela primeira vez, a Comissão indicou as prioridades de financiamento para este período de dois anos, proporcionando aos investigadores e às empresas uma maior certeza sobre a orientação da política de investigação da UE Só no orçamento de 2014, estão previstos cerca de 7,8 mil milhões de euros, distribuídos por três grandes pilares do Horizonte 2020: Excelência científica (3 mil milhões de euros); Liderança industrial (1,8 mil milhões de euros) e Desafios societais (2,8 milhões de euros), onde entram áreas como a energia, transportes, ação climática, ambiente e eficiência na utilização dos recursos e matérias-primas.

Os convites à apresentação de propostas de 2014-2015 incluem, neste período de dois anos, 500 milhões de euros destinados às pequenas e médias empresas inovadoras, através de um novo instrumento a favor das PME. Existem igualmente novas regras que facilitam o livro acesso aos resultados dos projetos.

Para apresentação de projectos: http://ec.europa.eu/research/participants/portal/desktop/en/experts/index.html

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.