Hospital de Santa Maria com projeto de 15 milhões para eficiência energética

24.03.2017

O Hospital de Santa Maria apresentou uma das maiores candidaturas a fundos comunitários para eficiência energética na administração central no valor de 15 milhões de euros, o que permitirá poupar um terço da energia consumida anualmente, divulgou em primeira mão o Água&Ambiente na Hora.


Se este apoio vier a ser aprovado a unidade hospitalar, que gasta três milhões de euros em energia anualmente, passará a poupar um milhão de euros por ano, adianta o presidente do conselho de administração do Hospital de Santa Maria, Carlos das Neves Martins. 

 

Caso todas as medidas do projeto apresentado sejam implementadas a unidade irá consumir menos 11 GWh. Em 2016 o consumo de energia elétrica do Hospital atingiu os 23 GWh e o de gás natural cifrou-se nos 1,8  GWh, o que perfaz quase 25 GWh de energia consumida anualmente.

 
"O projeto do Hospital de Santa Maria contempla essencialmente duas vertentes: uma de substituição e reconversão de equipamentos por novos mais eficientes e uma vertente mais ecológica que tem a ver com a produção de energia elétrica para autoconsumo e a produção de águas quentes sanitárias com recurso a solar térmico", explica Carlos das Neves Martins.

 

Leia a notícia completa do Água&Ambiente na Hora (Nº 126 - 23.03.2017). Para subscrever o novo serviço de informação Água&Ambiente na Hora envie um e-mail para assinaturas@about.pt. Pode visualizar aqui as condições de subscrição. 

TAGS: Hospital de Santa Maria , Lisboa , eficiência energética , fundos comunitários , PO SEUR
Vai gostar de ver
VOLTAR