Iberdrola 'rouba' a EDP liderança no mercado industrial de electricidade

10.01.2014

 A EDP perdeu em Novembro a liderança no abastecimento de electricidade a consumidores industriais, caindo do primeiro lugar para a terceira posição em apenas um mês e abandonando o domínio que já tinha há mais de um ano.

 

Segundo os últimos dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) sobre o mercado liberalizado de electricidade, a EDP Comercial terminou o mês de Novembro com uma quota no mercado industrial de 28,8%, abaixo dos 30,2% da Endesa e dos 31% da Iberdrola.

 

A surpresa esteve na Iberdrola, que reforçou a quoto de clientes industriais em 3,5 pontos percentuais. Já a Endesa manteve a sua posição estável.

 

Apesar desta descida, a EDP continua a dominar no mercado doméstico, mantendo a liderança no total de abastecimento do mercado livre. Assim, em número de clientes, a quota da EDP manteve-se em Novembro nos 83,7%, tendo a Endesa caído de 8% para 7,7%. Já a Galp consolidou a terceira posição, com a sua quota de clientes a passar de 5% para 5,1%. Segundo a ERSE, a Iberdrola surge em quarto lugar, com 2,8%, seguida da Gas Natural Fenosa, com 0,7%.

 

O mês de Novembro foi ainda marcado pela entrada de dois novos comercializadores no mercado liberalizado de electricidade - a Enat e a Audax - ainda que com quotas de mercado muito residuais.

 

Em termos de número globais, a EDP fornecia, no final e Novembro, 43,6% de todos os abastecimentos no mercado livre, menos 1,4% que em Outubro. Na segunda posição estava a Endesa, com 21,3% dos fornecimentos, com a Iberdrola no rasto (21%).

 

O mercado liberalizado de electricidade cresceu em Novembro, chegando aos 2,15 milhões de clientes (71,5% de todos os consumos de electricidade em Portugal), mais 82 mil do que em Outubro.

VOLTAR