MIGUEL CASTRO NETO: 'iGEO com quatro mil utilizadores numa semana'

Plataforma de informação geográfica nas áreas do ordenamento do território e conservação da natureza lançada

21.05.2014

A plataforma iGEO – Informação Geográfica, que reúne num portal online a informação pública sobre Cartografia, Geodesia, Litoral, Natureza, Ordenamento e Património, teve, numa semana, cerca de quatro mil utilizadores e 70 mil serviços descarregados. Os números foram avançados ao Portal Ambiente Online pelo Secretário de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto.

 

O responsável político referiu ainda que um dos próximos passos será o de alargar os conteúdos da plataforma a outras entidades tuteladas pelo Ambiente, como por exemplo a APA, Agência Portuguesa do Ambiente, e reforçou a utilidade deste instrumento na área do ordenamento do território.

 

“Ao disponibilizarmos toda esta informação estamos a alavancar o surgimento de uma série de novos instrumentos e serviços com especial enfoque na área do ordenamento do território”, referiu Miguel Castro Neto, “uma das grandes dificuldades que se sente quando estamos numa fase de planeamento é a de encontrar informação geográfica que suporte esse planeamento, com esta informação e baseados em facto poderemos tomar melhores decisões”.

 

Através desta plataforma, todas as informações existentes nas bases de dados da DGT – Direção-Geral do Território, do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e do IHRU – Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana passarão a estar disponível de forma rápida e acessível tanto às entidades de investigação e ensino, como à população em geral.

 

A utilização da informação disponível em www.iGEO.pt é gratuita para a Administração Pública e as instituições de ensino e de investigação, estando previstas a cobrança de taxas para empresas, com aplicação de descontos caso se tratem de entidades sem fins lucrativos.

 

Desta apresentação fazem também parte três aplicações para smartphonesdedicadas nas áreas do Património, Ordenamento do Território e Natureza, onde os utilizadores podem aceder informação relevante sobre os edifícios classificados georreferenciados (património), sobre as opções de planeamento de um determinado terreno (ordenamento do território) e sobre as áreas protegidas (natureza).

 

iGEO divide-se em três grandes áreas: Dados Abertos – um directório de serviços online e dados georreferenciados; Código Aberto - uma área de código aberto, vocacionada para o desenvolvimento de apps móveis; e Concurso - uma área de desafio à criatividade onde decorrerá um concurso que premiará aplicações móveis que tenham fonte nos serviços de dados do iGEO.

 

Ao nível da informação, o portal iGEO disponibiliza recursos Web Map Service (WMS) e Web Feature Service (WFS) para Portugal, a visualização dos dados espaciais e a consulta de documentação de apoio relacionada. A informação geográfica disponibilizada pelo IHRU tem como origem o inventário produzido no âmbito do Sistema de Informação para o Património Arquitectónico (SIPA) relativo a dados sobre património nas categorias de Edifício e Estrutura, Conjunto Arquitectónico, Espaço Verde, Conjunto Urbano e Paisagem, dividida em dois temas: património protegido – informação sobre todo o património português legalmente protegido enquanto património cultural ou natural de valor local, regional, nacional e ou mundial; e não protegido – informação sobre todo o património português sem protecção legal própria enquanto património cultural ou natural.

VOLTAR